Ulbra/Cachoeira vem ganhando a admiração da comunidade graças a seus inúmeros projetos sociais e pelos atendimentos oferecidos pelos alunos estagiários. Entretanto, são os professores que dão a palavra final, garantindo ao atendido toda a seriedade que merece para resolver os seus problemas
A Universidade Luterana do Brasil conseguiu, com 10 anos de funcionamento em Cachoeira do Sul, conquistar o respeito e a confiança da cidade, além da admiração da região, consolidando-se como um pólo de ensino de qualidade e de pesquisa. Fiel às origens, expressas em seu estatuto, a Ulbra/Cachoeira do Sul trabalha a formação integral de seus acadêmicos com consciência da responsabilidade social que toda profissão possui.
Nesse sentido, uma série de serviços vem sendo prestada à população de forma totalmente gratuita na maioria das vezes, contribuindo para melhorar a vida da comunidade, ao mesmo tempo em que permite aos estudantes a prática de técnicas e métodos apresentados em sala de aula. Os serviços mais conhecidos, sem dúvida, são os prestados pelo curso de Odontologia, principalmente os atendimentos realizados nos gabinetes existentes no campus, contemplando desde a prevenção até o tratamento e a correção de problemas dentários.
O trabalho é feito por acadêmicos do quarto ao nono semestre, sempre supervisionados por um professor responsável. A procura é enorme, existindo até lista de espera, o que obriga a substituição do paciente em caso de não comparecimento no dia e horário marcados. Em 2005, foram registrados mais de cinco mil atendimentos pela Odonto.
“Só que não é somente a Odontologia que tem proporcionado essa maior interação entre a universidade e a comunidade cachoeirense”, destaca o diretor da Ulbra/Cachoeira, Luiz Acioly Martins. Ele lembra dos serviços prestados pelo Núcleo de Atendimento Psicológico (NAP), que funciona junto ao Colégio Ulbra São Pedro, e pelo Serviço de Assistência Jurídica (SAJ), com escritório localizado na Rua 7 de Setembro. Ainda há, acrescenta ele, as atividades recreativas e de integração promovidas pelos alunos do curso de Serviço Social e as aulas de equoterapia, em parceria com o 13º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), com a participação de estudantes de Fisioterapia.
O administrador Luiz Acioly Martins acredita que a Ulbra/ Cachoeira pode participar da formação de futuros campeões no atletismo. Com essa idéia, a universidade está preparando a construção de um estádio, onde serão feitos treinamentos para todos os tipos de provas, como corrida, salto em distância e arremessos de dardo e de disco, entre outras. O local escolhido fica ao lado do acesso aos prédios do campus, no Bairro Universitário.
“A Prefeitura irá encarregarse da terraplanagem do terreno”, informa Acioly, destacando que as medidas das pistas deverão ser oficiais, seguindo normas da Associação Internacional das Federações de Atletismo (International Association of Athletics Federations - IAAF). O treinamento de crianças e jovens interessados ficará sob a responsabilidade dos professores e acadêmicos do curso de Educação Física da universidade.
Segundo o administrador, toda a estrutura também poderá ser utilizada pelos participantes do Circuito Integrado de Esportes e Lazer (Ciesc), projeto da Prefeitura que disponibiliza a prática de diversas atividades aos estudantes da rede municipal no turno inverso ao da escola.
“O nosso grande objetivo, no entanto, é formar futuros campeões no atletismo”, salienta ele, seguro de que há reais possibilidades de ver, um dia, um atleta de Cachoeira do Sul participando de competições do nível dos Jogos Pan-americanos e até de uma Olimpíada.
SEULBRA
• O Serviço de Estomatologia e Prevenção do Câncer Bucomaxilofacial inclui exames clínicos e radiográficos, biópsias, diagnóstico e tratamento, além de ações educativas (302 participantes em 2006) pelo curso de Odontologia.
SAÚDE BUCAL DO IDOSO
• Os alunos de Odonto prestam atendimento domiciliar (residências e casas de repouso) com consultório portátil, realizando todos os procedimentos clínicos em pacientes que fazem hemodiálise ou que apresentem impossibilidade de locomoção (190 atendimentos só em 2006).
CAMPANHA DE SAÚDE BUCAL
• Desenvolvido em parceria com as escolas da cidade, consta de atividades educativas, como apresentação de vídeo e escovação orientada (até maio de 2006, a soma era de 500 participantes) pelos acadêmicos de Odonto.
PPNES
• O atendimento odontológico a pacientes portadores de necessidades especiais é realizado num dia específico da semana.
ULBRACATI
• Os idosos de Cachoeira do Sul são atendidos e têm atividades recreativas e de integração social com os alunos do curso de Serviço Social (60 pessoas atendidas).
S A J
• O Serviço de Assistência Jurídica é prestado à comunidade pelos alunos do curso de Direito (1.185 participantes).
NAP
• O Núcleo de Atendimento Psicológico funciona com a participação dos alunos do curso de Psicologia (100 atendimentos em 2006).
EQUOTERAPIA
• Alunos dos cursos de Fisioterapia e Psicologia, em parceria com o 13º GAC, trabalham atualmente com 52 crianças portadoras de necessidades especiais.
PREVENÇÃO NA TRANSMISSÃO DE DOENÇAS PARASITÁRIAS
• Trabalho desenvolvido pelo curso de Biomedicina com estudantes das escolas de ensino fundamental (450 crianças e jovens beneficiados).
Consultórios de Odontologia, na Ulbra/Cachoeira: cinco mil atendimentos em apenas um ano
MUTAGENICIDADE DAS ÁGUAS DO RIO JACUÍ
• O objetivo é verificar possíveis efeitos sobre o DNA de espécies da flora e fauna do Jacuí, que estão em uma exposição crônica à água, e também da população ribeirinha, que utiliza o líquido para várias atividades diárias. Participa da pesquisa o curso de Biologia. O trabalho será concluído em janeiro de 2007.
FORMAÇÃO DE GESTORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
• Professores do curso coordenam os projetos sobre Formação, Competências e Atuação do Profissional na Concepção de Acadêmicos e Gestores da Área de Educação Física e Aptidão Física e Padrões Fundamentais de Movimentos: Avaliação de Escolas da Rede Municipal de Cachoeira do Sul.
ODONTOLOGIA
• O curso trabalha no projeto sobre Os Efeitos da Restrição Alimentar e do Envelhecimento no Fluxo Salivar de Ratos.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
• O curso assumiu o Projeto Garimpar/Descoberta e Análise de Padrões Interessantes em Processos de Mineração de Dados.
MAPA DE SERVIÇO SOCIAL
• O curso de Serviço Social organiza o mapeamento dos recursos e serviços socioassistenciais prestados por instituições públicas e privadas na região do Corede Jacuí Centro.
NOVO CABRAIS
• O curso de Biologia prepara o diagnóstico ambiental do município de Novo Cabrais, como estudo interdisciplinar para Educação Ambiental.
LESÕES CANCERÍGENAS
• O curso de Odontologia faz estudo de caso-controle sobre lesões cancerígenas em piscicultores da região do Baixo Jacuí. Participa o curso de Biomedicina.
Estudo do Rio Jacuí: como as formas de vida do maior manancial da região adaptam-se às permanentes mudanças de condições e as respostas dos moradores ribeirinhos e que sobrevivem do rio
• Com o objetivo de melhorar a qualidade do serviço prestado à comunidade cachoeirense, a Ulbra adquiriu em 2006 um gabinete odontológico portátil, num investimento de R$ 6,2 mil. Com o aparelho, se viabilizou o atendimento domiciliar realizado por acadêmicos do curso de Odontologia a pessoas incapacitadas de se deslocarem até o campus
• Pela mesma razão, obras estão sendo executadas numa área do prédio do Colégio Ulbra São Pedro, no Bairro Santo Antônio, que passará a abrigar o Serviço de Assistência Jurídica (SAJ) e o Núcleo de Atendimento Psicológico (NAP). A reforma inclui a construção de rampa de acesso para portadores de necessidades especiais, que também terão banheiros próprios nas instalações, cuja entrada será feita pela Rua Major Ouriques.