Gustavo Trevisan: "Empresa dobrou a produção nos últimos dois anos”
Assim como as plantas cultivadas pelo setor agrícola que se renovam a cada ano, a empresa Irmãos Trevisan S/A também vem se transformando ao longo dos seus 96 anos de atividades, sendo 82 deles em Cachoeira do Sul e mais de 50 anos centralizada na Avenida Brasil. A Trevisan, a cada ano, faz novos investimentos não só nos setores primários, como no cultivo de arroz, trigo, soja, pastagem e reflorestamento, como também na industrialização, armazenagem, transporte e exportação.
O único moinho de trigo da região é proprietário das marcas de farinha Tulipa, Ouro Branco e Dona Ângela. O principal mercado de vendas hoje da empresa está na Região Sudeste e no Rio Grande do Sul, mas também atua em todo o Brasil e em países do exterior como China e Senegal.
Aproveitando sua experiência em exportações de soja, realizadas desde a década de 1970: "A aposta de investir em exportação traz ótimos resultados para a empresa e também contribui para divulgar o nome de Cachoeira do Sul no exterior", esclarece a diretoria.
Recentemente, a empresa investiu na aquisição de mais dois silos capazes de armazenar 10.000 toneladas de arroz e dobrar sua capacidade de secagem. As ações visam atender a demanda do mercado. "Nossa estratégia de crescimento é investir sempre em setores que estão com potencial de desenvolvimento e cortar gastos nos ramos que estão estagnados", completou a diretoria.
Somente em abril de 2006, a empresa cachoeirense exportou mais de 1.000 toneladas de subprodutos de arroz para a África. A comercialização desse produto iniciou em 2005, como uma nova atividade para diversificar seu mercado de vendas.
A empresa cachoeirense conta com uma média de 110 funcionários, divididos no moinho localizado na Avenida Brasil, no engenho, instalado no Parque Industrial, e na parte de esmagamento de soja, hoje funcionando na Rua Duque de Caxias.
A empresa projeta investir principalmente na aquisição de novas tecnologias para acompanhar o desenvolvimento e as necessidades do mercado. Nas suas metas de crescimento estão a ampliação do setor de enfardamento, empacotamento e polidores de arroz.
De acordo com o assessor de diretoria Gustavo Trevisan, da quarta geração da família, a meta é superar as vendas a cada novo semestre e consolidar novos mercados de comercialização. A Irmãos Trevisan S/A é responsável hoje por 61% das exportações do município.