|
A qualificação da mão-de- obra para um mercado cada vez mais exigente leva o Senai de Cachoeira do Sul a modernizar-se constantemente. Centro modelo de educação profissional por excelência, certificada pela norma ISO 9000-2000 e troféu bronze no programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade, a instituição, que completará 53 anos em julho, tem hoje através da Gestão pela Qualidade seu diferencial na busca constante pela satisfação de seus clientes.
Iniciando suas atividades em 1952, o Senai cachoeirense já formou mais de 21 mil pessoas, qualificando-as para o mercado de trabalho. Ao ingressar no novo milênio, o desafio é a modernização, explicou Pedro Vizzotto, diretor do Senai. Transformar oficinas em laboratórios é a meta da direção.
O Senai modernizou seu laboratório de informática, que agora conta com poderosos micros, utilizados tanto para os cursos de informática como também em aulas práticas, onde os estudantes interagem com softwares de simuladores didáticos. Neste ano, 350 alunos freqüentam as aulas no Senai, durante os três turnos. Conforme Vizzotto, 60% deles já estão inseridos no mercado de trabalho.
O sistema de avaliação da instituição também mudou. As notas foram deixadas de lado e o conceito de apto ou não é emitido após avaliação prática, onde o aluno precisa demonstrar competência para ser aprovado.
O Centro de Formação Profissional Senai João Lüderitz é uma instituição privada de ensino profissionalizante sem fins lucrativos, que tem por finalidade a formação de cidadãos capazes de atuar de maneira autônoma, crítica, consciente e participativa tanto no ambiente de trabalho quanto na vida cotidiana.
O Senai João Lüderitz iniciou suas atividades em 1952, com o objetivo de preparar mão-de-obra especializada para a indústria. Com o passar dos anos, esse perfil foi reformulado para atender as novas demandas que surgiram nas diversas atividades econômicas, assim investindo permanentemente em novos laboratórios, equipamentos, cursos, tecnologia, pessoal, para atender as necessidades de mercado.
Com infra-estrutura técnica e operacional necessária para transformar informa ções em conhecimento, possibilitando ao aluno a construção de competências profissionais a fim de que possa responder às questões e desafios do mundo do trabalho e com conduta ética em todas as relações.
Dentro de sua área de atuação, o Senai de Cachoeira do Sul também desenvolve ações conjuntas com empresas e parcerias com outras escolas, no desenvolvimento de projetos e produtos. Oferece vagas para pessoas com necessidades especiais, possibilitando sua inclusão no mercado de trabalho.
Através de suas certificações de qualidade e constante aperfeiçoamento do corpo técnico e administrativo, comprova sua sintonia com a indústria e com as demais atividades econômicas, promovendo assim educação com qualidade e competência.
O rígido sistema de horários que caracterizou o antigo Senai foi flexibilizado para atender as necessidades dos alunos. Conforme Vizzotto, a visão agora é outra: a instituição está a serviço da comunidade e, por isso, precisa se adequar à disponibilidade de horários de quem pretende ingressar em algum curso.
O Senai de Cachoeira do Sul está transformando oficinas em laboratórios, dentro da visão de profissionalização da mão-deobra. "A instituição precisa evoluir junto com o mercado", destacou o diretor Vizzotto. Além de computadores, a aquisição de novas máquinas e a mudança visual de cada setor fazem parte do processo de modernização. "O laboratório de eletricidade ganhará um novo leiaute", anunciou o diretor.
Aprendizagem industrial - Destinado à qualificação ou habilitação inicial de jovens menores aprendizes e caracterizada pela articulação entre formação e trabalho.
Iniciação profissional - Destinado à habilitação inicial.
Qualificação profissional - Destinado à capacitação do indivíduo para o exercício de uma profissão, de acordo com o perfil requerido no mundo do trabalho. Estão incluídos nesta modalidade os processos de reprofissionalização destinados a trabalhadores que necessitam de uma nova qualificação em virtude das mudanças tecnológicas e organizacionais.
Aperfeiçoamento profissional - Destinado a trabalhadores que buscam a atualização, ampliação ou complementação de competências profissionais adquiridas por meio de formação profissional ou no trabalho. Não caracteriza uma nova profissão e atende, sobretudo, as necessidades decorrentes de inovações tecnológicas e de novos processos de produção e de gestão.
-Administrativa
-Alimentação
-Automotiva
-Construção civil
-Desenho mecânico
-Eletroeletrônica
-Informática (software e hardware)
-Madeira e mobiliário
-Metalmecânica
-Moda e design
-Modelagem e costura
-Motivacional
-Segurança
-Transporte