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A empresa concessionária do transporte coletivo de passageiros de Cachoeira do Sul vai renovar sua frota de coletivos. A idade média dos ónibus da TNSG vai passar de cinco para 3,2 anos. Com isso, a cidade passa a contar com o transporte de melhor qualidade do interior do estado e superando até mesmo, em alguns quesitos, as empresas que operam na capital. O processo de modernização do sistema, iniciado há cinco anos, já consumiu investimentos na ordem de R$ 6 milhões, somente no setor de frota e sistema de bilhetagem eletrônica.
A Transporte Nossa Senhora das Graças foi a primeira empresa de ónibus do Rio Grande do Sul e uma das únicas do país a adotar com sucesso a bilhetagem eletrônica. O sistema foi implantado de forma gradativa no ano passado, explicou o diretor operacional da concessionária, Waldir de Souza. Ao contrário de outros centros, como o Rio de Janeiro, onde o bilhete eletrônico acabou se transformando em dor de cabeça para o Governo e os empresários do transporte coletivo, em Cachoeira do Sul ele apenas trouxe vantagens.
Souza lembrou que o maior intervalo no momento entre um ónibus e outro é de meia hora, nos bairros de menor densidade demográfica. Nos locais mais populosos, há coletivos de 10 em 10 minutos, salientou o diretor, lembrando que os carros são modernos e que todo o sistema é monitorado constantemente pela empresa e pelo poder público. "Um sistema eficiente é sustentado por três pilares fundamentais: segurança, rapidez e controle rigoroso", observou Waldir de Souza.
Primeira cidade gaúcha a adotar a bilhetagem eletrônica, Cachoeira do Sul já está perfeitamente ambientada com o sistema. As mudanças acarretadas por ele não se restringem apenas à empresa e aos usuários, mas acabaram beneficiando toda a comunidade. O bilhete eletrônico eliminou a ficha de ônibus, que já havia se transformado em moeda paralela.
O diretor da TNSG, Waldir de Souza, revelou que havia todo um sistema de comércio irregular de fichas, que acabava lesando a empresa, os empregadores e os próprios usuários. Com o sistema informatizado, a concessionária acabou desmantelando uma rede de recepção de fichas. "Por isso, muita gente chegou a reclamar quando foi anunciado o novo sistema", destacou Souza, lembrando que eram exatamente os usuários do transporte que se queixavam, conforme apurou a empresa.
KNOW-HOW - Hoje, Cachoeira do Sul serve de modelo em bilhetagem eletrônica para o resto do estado. Representantes do Sistema de Transporte de Passageiros de Porto Alegre estão vindo à cidade para aprender como se implanta e opera o mecanismo do cartão informatizado. "Com essa melhoria, demos um considerável salto de modernização do sistema de transporte coletivo na cidade", ressaltou o diretor da TNSG, Waldir de Souza.
-12 linhas
-34 bairros atendidos
-11 lotações
-18 mil passageiros transportados/dia
-7.500 quilômetros percorridos por dia
-Idade média dos veículos: 3,2 anos, a partir de julho, com a aquisição de 10 novos carros, já confirmados pela empresa
-Início das operações: 4h50min
-Término das operações: 1h30min
-Frota: 58 coletivos