|
Cachoeira do Sul foi o quinto município a ser instalado no Rio Grande do Sul e completa em 2005 os 185 anos de emancipação. O perímetro urbano surgiu de um aldeamento indígena, formado às margens do Rio Jacuí. Vocacionada ao desenvolvimento, enquanto as lavouras tornavam o município uma potência econômica, a administração experimentava novas tecnologias na zona urbana, como esgoto, planejamento das quadras e distribuição de água.
Logo, Cachoeira é elevada, em 1860, há 145 anos, à classificação de cidade, uma honraria reservada somente aos municípios que possuíssem características de cidades européias, com igreja, praça central e mercado público. A forte identidade cultural é marca do povo cachoeirense. Sua memória está preservada no patrimônio e monumentos espalhados pelas ruas da Capital Nacional do Arroz.
A geração de emprego e renda é fundamental para alavancar o progresso e a qualidade de vida dos cachoeirenses. A Prefeitura Municipal vem cumprindo uma importante trajetória de atração de novas empresas e empreendimentos. Através do Programa de Desenvolvimento Industrial (Prodic), o Município vem oferecendo incentivos aos investidores.
Outra meta do novo governo municipal é reforçar as pequenas e microempresas, além de estimular novos empreendimentos. Para isso, a Prefeitura planeja qualificar a mão-de-obra disponível no município. Já foram criados os Circuitos Esportivos e Culturais (Ciesc B), conjunto de oficinas que vai possibilitar que a massa desempregada possa se habilitar para o mercado de trabalho
O novo governo quer também preparar a infra-estrutura urbana para o desenvolvimento. É preciso crescer de forma ordenada, modernizando o sistema de trânsito e melhorando a qualidade dos serviços prestados na cidade.