|
Cachoeira do Sul é uma cidade com identidade própria. Todo cachoeirense, mesmo aquele que está longe, orgulha-se em dizer que é da terra. Formado por uma mistura étnica, que lhe confere um ar cosmopolita, o povo cachoeirense é acolhedor e hospitaleiro. “A nossa auto-estima, apesar de todas as dificuldades, sempre está em alta”, analisa a diretora do Núcleo Municipal de Cultura, Rosângela Varaschini.
A formação da identidade do cachoeirense está estreitamente ligada à história municipal. O passado justifica o presente. Basta andar pelas ruas da cidade, destacou a diretora, para perceber-se que parte da memória ainda está preservada na arquitetura e monumentos. Cachoeira do Sul é uma cidade que “tem vida”, constatou a professora Vera Hübner, uma das mais requisitadas para a realização e organização de eventos.
A posição geográfica é privilegiada, a cidade está às margens de um rio importante e seu povo tem grande valor, salientou a professora. Mesmo quem deixa Cachoeira do Sul vai ensando em voltar, observou Vera Hübner. Reverter o “êxodo” das últimas três décadas é fundamental para que a cidade retome o caminho do desenvolvimento, completou.