Município sobe para a categoria B, a segunda melhor do Mapa do Turismo do Brasil

Cúpula do Banrisul faz parte do museu arquitetônico a céu aberto: Cachoeira se posiciona entre as cidades com maior relevância no setor de hospedagem no Rio Grande do Sul
Cachoeira do Sul foi classificada na categoria B do Mapa do Turismo Brasileiro 2025, elaborado pelo Ministério do Turismo. A cidade passou a integrar o segundo melhor nível entre as cinco faixas da avaliação nacional, que vão de A a E, destacando-se pelo desempenho do setor de hospedagem. No Rio Grande do Sul, entre os 283 municípios catalogados, apenas 17 estão na categoria B, e outros nove conseguiram alcançar a categoria A, considerada a elite do turismo nacional.
A classificação leva em conta o número de estabelecimentos de hospedagem, os empregos gerados pelo setor, o volume de pernoites registrados e o valor arrecadado em impostos. Os dados foram coletados pelos ministérios do Turismo e da Fazenda, com base em informações oficiais referentes ao período de 2019 a 2022.
De acordo com o levantamento, Cachoeira do Sul conta com oito meios de hospedagem em operação, que geram 43 empregos diretos e registram uma média anual de 13.379 pernoites. A arrecadação de impostos pelo setor totaliza R$ 2.070.147,00, o que contribuiu diretamente para o bom posicionamento da cidade no ranking nacional.
Compartilhando a mesma categoria B com Cachoeira do Sul estão cidades turísticas relevantes como Santa Cruz do Sul, Bento Gonçalves, Uruguaiana e Tramandaí. Já entre os municípios classificados na categoria A estão Gramado, Capão da Canoa, Porto Alegre e Santa Maria. A nova posição confirma o potencial turístico de Cachoeira do Sul e sinaliza boas perspectivas para o crescimento do setor nos próximos anos, fortalecendo a economia local e a geração de empregos.
BOLETIM
Cachoeira do Sul no Mapa do Turismo 2025
- R$ 2.070.147,00 gerados ao ano pela rede hoteleira
- 13.379 pernoites por ano
- 43 empregos gerados no setor de hotéis e similares
- 8 estabelecimentos de hospedagem
- CATEGORIA B
MAPA ESTADUAL - Rio Grande do Sul no Turismo
- 214 na categoria D
- 40 na categoria C
- 17 na categoria B
- 9 na categoria A
- 3 na categoria E
RANKING
Cidades gaúchas que mais movimentam o setor turístico no estado

CATEGORIA A
- Canela
- Capão da Canoa
- Gramado
- Pelotas
- Porto Alegre
- Rio Grande
- Santa Maria
- São Leopoldo
- Torres
CATEGORIA B
- Ametista do Sul
- Bento Gonçalves
- CACHOEIRA DO SUL
- Cambará do Sul
- Cruz Alta
- Erechim
- Gravataí
- Ijuí
- Nova Petrópolis
- Novo Hamburgo
- Santa Vitória do Palmar
- Santa Cruz do Sul
- São Leopoldo
- Santana do Livramento
- Tramandaí
- Uruguaiana
- Vacaria
FONTE: Mapa do Turismo do Brasil