Cachoeira do Sul bate recorde em desenvolvimento socioeconômico, segundo Firjan
.jpg)
A indústria metalmecânica Screw, que produz complementos das mais importantes linhas de produção de maquinário agrícola mundial, é um dos maiores empregadores de Cachoeira do Sul
Cachoeira do Sul atingiu em 2025 sua melhor marca no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), indicador que mede o nível de desenvolvimento socioeconômico das cidades brasileiras com base em dados oficiais de saúde, educação e emprego e renda. O município alcançou a pontuação de 0,6855 — a mais alta já registrada desde que a série histórica passou a ser acompanhada.
Calculado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), o IFDM varia de zero a um. Com esse desempenho, Cachoeira do Sul foi classificada na faixa de desenvolvimento moderado, categoria que abrange municípios com pontuações entre 0,6 e 0,8. A cidade subiu 28 posições no ranking estadual, passando a ocupar o 224º lugar entre os 497 municípios gaúchos.
O índice considerou dados oficiais de 2023. Na edição anterior, baseada em números de 2021, Cachoeira havia obtido 0,6663. Os resultados atuais mantêm o município acima das médias nacional (0,6067) e estadual (0,6751).

Combate ao mosquito da dengue exige muita atenção das autoridades sanitárias de Cachoeira do Sul, dada a epidemia que atinge todo o país
Avanços na saúde e geração de empregos
Entre os três eixos analisados, saúde apresentou o melhor desempenho, com 0,7444, seguido de emprego e renda, com 0,7170 — ambos dentro da faixa de desenvolvimento moderado. Esses indicadores impulsionaram o avanço geral de Cachoeira no ranking estadual e mostram a consolidação de políticas públicas nas áreas de assistência médica e geração de oportunidades no mercado de trabalho.
Já a educação segue como principal desafio. Com índice de 0,5950, Cachoeira foi enquadrada na faixa de baixo desenvolvimento nesse eixo, ficando abaixo da linha de corte para a classificação moderada. A Firjan avalia aspectos como matrícula escolar, taxa de evasão, formação docente e infraestrutura educacional.
! O IFDM é uma das principais ferramentas para análise do progresso municipal no Brasil. Ele utiliza exclusivamente dados oficiais disponibilizados pelo governo federal, como geração de empregos formais, médias salariais, taxa de mortalidade infantil e cobertura do pré-natal pelo SUS, além de informações educacionais. Por isso, há um intervalo de tempo entre a coleta e a divulgação dos dados. Para a Firjan, o índice serve como base técnica para o planejamento e a avaliação de políticas públicas nas três esferas de governo, além de ser uma fonte de referência para pesquisadores, gestores e entidades civis.
ÍNDICE FIRJAN
Série histórica do índice em Cachoeira do Sul

TOP 10
Os maiores IFDMs do Rio Grande do Sul em 2023
1º - Lajeado - 0,8680
2º - Campo Bom - 0,8617
3º - Ijuí - 0,8600
4º - Carlos Barbosa - 0,8509
5º - Santa Rosa - 0,8467
6º - Encantado - 0,8434
7º - Ivoti - 0,8430
8º - Casca - 0,8410
9º - Gramado - 0,8375
10º - Montenegro - 0,8366
FONTE: Firjan

Ensino começa cada vez mais cedo e as escolas infantis, privadas e públicas, vêm trabalhando o estímulo pelo conhecimento e expressão
