OS INVESTIMENTOS
Os investimentos na Hidrovia do Mercosul são para obras de dragagem, desobstrução de rochas, manutenção de canais, sinalização e implantação de terminais de cargas nos municípios de Cachoeira do Sul, Estrela, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar e São Josédo Norte.
O VIZINHO
A utilização da hidrovia permitirá o desenvolvimento das relações comerciais com o Uruguai. Os uruguaios pretendem utilizar a hidrovia para o transporte de grãos, madeira, cimento e ferro.
O CUSTO
O custo do transporte e a segurança do sistema hidroviário é mais baixo que os outros modais, garante o Sindicato dos Armadores de Navegação Interior dos Estados do RS, SC, PR e MS (Sindarsul).
A DRAGAGEM
O calado mínimo do Rio Jacuí, ao longo dos 230 quilômetros entre Cachoeira do Sul e Porto Alegre, deve ser de 2,5 metros. São quatro os pontos mais críticos e que precisam ser dragados para garantir a continuidade da navegação até mesmo nas épocas de seca. Não existe um levantamento de quantos metros cúbicos de sedimentos precisam ser removidos do canal do rio. No final de 2008 a Coriscal aproveitou o período de cheia do Rio Jacuí e embarcou arroz para o Porto de Rio Grande. Para fazer o embarque da carga foi usado o terminal da Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa). As chatas da Navegação Aliança, que precisam de calado de 2,5 metros de profundidade, têm capacidade para 30 mil toneladas de carga.
A BATIMETRIA
A Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) está trabalhando na batimetria do Rio Jacuí, identificando a profundidade, acentuação de curvas e pontos críticos para o curso de embarcações. O estudo mostrará o volume de material que precisa ser dragado e também irá orientar o plano de sinalização. A compra das boias para demarcar o canal já foi licitada e a colocação delas depende da batimetria.
O PORTO
O Porto de Cachoeira do Sul apresenta estrutura de cais composta por uma plataforma de 70 metros de comprimento por 30 metros de largura e um armazém com capacidade de 9 mil toneladas. A situação geográfica do porto cachoeirense oferece condições para o desenvolvimento de um entroncamento rodo-ferro-hidroviário na região, unindo o centro do estado aos portos de Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande.
O POTENCIAL
O Rio Grande do Sul ocupa uma posição estratégica no sistema hidroviário brasileiro. Mantém uma rede de rios e lagos que saem dos municípios em direção à Lagoa dos Patos, uma das maiores lagunas do mundo, com 265 quilômetros de extensão que se liga ao Oceano Atlântico no município de Rio Grande. Esses caminhos naturais formam 930 quilômetros de hidrovias do Rio Grande do Sul, equipadas com um porto marítimo, dois portos fluviais e quatro portos interiores. A SPH administra os portos de Porto Alegre, Pelotas e de Cachoeira do Sul. O Porto de Porto Alegre situa-se a 315 quilômetros do Porto de Rio Grande. O Porto de Pelotas está a 55 quilômetros de distância de Rio Grande e 278 quilômetros da capital gaúcha. O Porto de Cachoeira do Sul está a 227 quilômetros de Porto Alegre.