Cachoeira do Sul também convive com o problema urbano que tomou o planeta neste novo milênio, as ruas congestionadas por veículos. Hoje, no município, segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), transita uma frota de 37,3 mil carros, picapes e motocicletas, um crescimento de 91% em 10 anos, considerando apenas estes três tipos de veículos. Levando em consideração os dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Cachoeira somou em 2012, considerando todos os tipos de veículos, 39.150 unidades.
O trânsito ganhou em uma década 17.646 novos veículos, uma média de cinco por dia. Ao mesmo tempo, a cidade continua do mesmo tamanho, com as mesmas ruas e avenidas. Entre 2008 e 2011, o crescimento da frota destes tipos de veículos ficou na casa de 7% ao ano em Cachoeira.
Enquanto a frota cresceu, a população cachoeirense diminuiu. Em 2003, segundo o IBGE, a cidade tinha 88,6 mil habitantes. A queda de 3% derrubou a população do município para 85,9 mil pessoas. Isso significa que a concentração hoje chega a um veículo para cada 2,3 cachoeirenses. A média no Brasil é de um veículo para cada duas pessoas.



A Prefeitura promete reagir ao esgoelamento do trânsito e já anunciou a revisão de todo o sistema de trânsito e a modernização do Plano Diretor de desenvolvimento urbano, que inclui o trânsito entre seus temas para o biênio 2014/2015.