Grupo Vieira da Cunha
Trovoadas esparsas

Tempo hoje

Min 22 / Max 34 +mais

MP de Alagoas flagra idosos e dependentes químicos /abandonados em centro de recolhimento

Conteúdo enviado por Antonio Constantino Moreira Melo
MP de Alagoas flagra idosos e dependentes químicos /abandonados em centro de recolhimento


O Ministério Público Estadual (MPE), em Alagoas, ajuizou ação civil pública, com pedido de cautela provisória de urgência, contra o Centro de Recuperação Acolhidos por Cristo, localizado na cidade do Pilar, Região Metropolitana de Maceió (RMM).

A entidade, que recebia dependentes de drogas foi fechada por colocar em risco a vida de 11 pessoas que estavam internados no local, é acusada de maus tratos e abandono de incapaz.

Segundo o promotor de justiça Silvio Azevedo, o administrador e presidente da entidade, Rodrigo Gomes Cortês, teria se apropriado de cartões bancários e da aposentadoria de alguns internos e feito saques e empréstimos em nome dos titulares. Ainda segundo o promotor os valores devem ser devolvidos as pessoas. A ação ilícita também teria a participação da vice-presidente da entidade, Suely Gomes Cortês.

O Centro de Recuperação Acolhidos por Cristo foi declarado de utilidade pública este ano pela Câmara Municipal do Pilar, após projeto do vereador Rarisson Amorim (PC do B).

Acompanhado de uma equipe da Vigilância Sanitária do município o promotor foi ao Centro onde flagrou os internos sozinhos em situação degradante.

“Encontramos os próprios internos cuidando de si. No local havia idosos, dependentes químicos e psiquiátricos vivendo em condições desumanas. Era preciso o Ministério Público intervir e evitar um mal pior. Além do abandono familiar, os internos tinham ainda de sobreviver a ausência de higienização, alimentação irregular. Eles não tomavam banho, as camas eram inadequadas, os quartos e banheiros sujos, não havia geladeira e nem fogão. Ou seja, uma estrutura insalubre que esmagava todos os direitos quando ali a busca era por uma assistência digna”, confirmou o promotor.

Com o fechamento do local alguns idosos foram levados para abrigos em Maceió, enquanto os dependentes químicos foram transferidos para abrigos municipais na própria cidade do Pilar.

  • amigo

É preciso estar logado para deixar o seu comentário. Clique aqui para fazer seu login.

Comentários (0)

  • Nenhum comentário para o conteúdo.

Vc Repórter

Mais notícias em VC Repórter

ir para a capa de vc repórter

Galeria de imagens VC Repórter

Conteúdos VC Repórter