Grupo Vieira da Cunha
Ensolarado

Tempo hoje

Min 14 / Max 28 +mais
Edição Impressa
Notícias > Política > IMPASSE PERTO DO FIM 18/10/2017 - 20h02 por CRISTIANO LIMA

“Fepamzinha” pode licenciar ponte do quartel na Estrada da Ferreira

Proprietário do campo que passa ao lado da ponte desmoronada há dois anos disse que não irá criar empecilhos

Fotos - Clique na imagem para abrir a galeria
7 imagens Reconstrução da ponte foi orçada em R$ 587 mil Reconstrução da ponte foi orçada em R$ 587 mil 

O proprietário do campo que passa do lado direito (sentido cidade/interior) da ponte que teve uma das pistas desmoronada há dois anos na Estrada do Distrito de Ferreira diz que não irá criar empecilhos caso o 3º Batalhão de Engenharia de Combate (3º BE Cmb) se acerte com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) para instalar uma ponte provisória no local.

Para tanto, o dono da terra, Lindolfo Treichel, produtor rural aposentado que é irmão do empresário Alfredo Treichel, afirma que exigirá apenas que os detalhes acertados sejam colocados no papel, e que haja autorização expressa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente para a retirada de árvores, já que se trata de uma encosta de sanga, portanto área de preservação permanente (APP) ambiental.

“Há cerca de 10 anos, mesmo sem ter derrubado nenhuma árvore fomos condenados pelo Ministério Público a reflorestar o local. Queremos que fique tudo bem registrado para evitar problemas. Acho que a ponte utilizaria uma pequena área, espero que não atinja a área de arroz que tenho plantada no local, mas isto tudo é uma questão que podemos acertar, pois entendemos a necessidade da Prefeitura para não prejudicar o desenvolvimento daquela região”, comenta o proprietário.

A secretária de Meio Ambiente, Ana Margarete Machado, afirma que por se tratar de uma ponte provisória não há necessidade de licenciamento ambiental, apenas uma autorização, com aval do Ministério Público, para que algumas árvores sejam retiradas e depois replantadas quando a ponte provisória puder ser desmanchada.

QUARTEL NO AGUARDO

O secretário municipal de Planejamento, Luciano Lara, que vem fazendo um papel de mediador entre as partes, afirma que o Tenente Richard foi incumbido pelo coronel Guilherme Hosmann, comandante do 3º BE Cmb, para fazer uma averiguação no local. O proprietário da terra, confirma que os militares já vistoriaram a área e fizeram algumas medições no local.

Segundo Lara a equipe do 3º BE Cmb já mediu o tamanho do vão, e a profundidade, mas ainda aguarda uma posição oficial do proprietário da terra para detalhar o projeto, dizendo se a obra pode ser realizada e quanto custaria o serviço dos militares. “Imaginamos que o quartel irá cobrar só o básico para repor suas despesas, e entendemos é que o Daer quem deve arcar com os custos porque a estrada e a obra são de responsabilidade do Governo do Estado. Estamos apenas tentando agilizar”, observa Luciano Lara.

Confira a situação da ponte que teve uma das pistas desmoronadas na Estrada da Ferreira há dois anos Confira a situação da ponte que teve uma das pistas desmoronadas na Estrada da Ferreira há dois anos

  • amigo

É preciso estar logado para deixar o seu comentário. Clique aqui para fazer seu login.

Comentários (3)

  • Danilo Hubner
    Danilo Hubner (Cachoeira do Sul) em 02/11/17 18:56
    Pontezinha do Passo da Areia

    É inacreditável que ao cabo de dois anos, ainda não foi reconstruída essa pequeníssima travessia, diante os equipamentos de hoje, para passagem dupla de veículos mais pesados da produção trazida ou levada.. É simplesmente uma vergonha, diante do prejuízo financeiro e moral. O que se espera do resto.

  • Gilberto Mauro Scopel de Morais
    Gilberto Mauro Scopel de Morais (Porto Alegre) em 22/10/17 10:56
    Vergonha

    Não há explicação possível para os responsáveis não terem consertado esta ponte que caiu há mais de 600 dias. Isto é uma falta de respeito pela população, uma prova irrefutável de incompetência, uma vergonheira enfim! Gostaria que o JP informasse quem são os irresponsáveis para que ganhem uma placa bem grande sobre a ponte e todo mundo saiba quem são.

  • Leonardo Ribeiro
    Leonardo Ribeiro (Cachoeira do Sul) em 19/10/17 16:37
    Fepamzinha??

    A Secretaria Municipal de Meio Ambiente foi criada em 2010, juntamente com o Departamento Ambiental, que é o setor responsável pela emissão das Licenças Ambientais e, mesmo assim, em pleno 2017, o pessoal do JP ainda não aprendeu que não existe essa besteira de Fepamzinha? Esse apelido que vocês deram pro departamento ambiental da prefeitura só deve fazer sentido aí na redação do JP.

JP no Facebook