Grupo Vieira da Cunha
Ensolarado

Tempo hoje

Min 12 / Max 24 +mais
Notícias > Geral > Navegação 10/08/2018 - 16h56 por ROBSON NEVES

Balsa para Restinga fica submersa e travessia é suspensa no Passo do Jacuí

Ivorá havia sido retirada da água para manutenção, mas rio subiu e inundou o porão da embarcação

Fotos - Clique na imagem para abrir a galeria
6 imagens Balsa Ivorá: parcialmente submersa na beira do Jacuí Balsa Ivorá: parcialmente submersa na beira do Jacuí

A balsa usada para fazer a travessia de veículos no Passo do Jacuí foi invadida pela água e está parcialmente submersa na beira do Rio Jacuí, na divisa entre Cachoeira do Sul e Restinga Seca.

A balsa Ivorá havia sido retirada da água no final da tarde de quarta-feira e estava ancorada no atracadouro da localidade de Jacuí, em Restinga, para passar por uma manutenção.

O trabalho não chegou a ser concluído e uma parte do casco, conhecida como peito, ficou aberta. No entanto, durante a noite e a madrugada, o Rio Jacuí acabou subindo e a água inundou o porão da balsa.

Publicidade




A expectativa é de que neste final de semana o nível do Jacuí baixe e com isso duas escavadeiras hidráulicas serão usadas para rebocar a Ivorá para fora da água.

A expectativa é de que ele volte a operar entre terça e quarta-feira, fazendo o transporte entre Cachoeira e Restinga Seca. Em média, 10 veículos são transportados por dia pela Ivorá, que opera das 7h às 19h. A tarifa é de R$ 25,00 para carros de passeio.

Com frequência a Ivorá precisa passar por manutenção, pois o casco acabou sofrendo perfurações causadas por pedras submersas. O casco raspa no fundo do rio quando a barca atraca e zarpa da margem do Jacuí.

O Passo do Jacuí fica a 35 quilômetros do Centro de Cachoeira. A balsa leva cerca de cinco minutos para navegar em torno de 250 metros. A capacidade é para 25 toneladas.

A maioria dos usuários são produtores rurais de Restinga que precisam vir a Cachoeira. Usando a barca, o percurso da localidade de Jacuí a Cachoeira é de apenas 35 quilômetros. Evitando a travessia do rio, é preciso trafegar cerca de 120 quilômetros de Jacuí até Cachoeira, passando por Restinga, Agudo, Paraíso do Sul e Novo Cabrais.

Balsa está parcialmente submersa no Passo do Jacuí Balsa está parcialmente submersa no Passo do Jacuí

  • amigo

É preciso estar logado para deixar o seu comentário. Clique aqui para fazer seu login.

Comentários (1)

  • Edson Bonine
    Edson Bonine em 12/08/18 21:46
    Balsa Vitória.

    O mais simples é usar a balsa Vitória, que não esta em uso, pois a "Deusa do Jacuí" tem maior capacidade.

JP no Facebook