Grupo Vieira da Cunha
Trovoadas esparsas

Tempo hoje

Min 10 / Max 21 +mais
Notícias > Cidade > PROVA PRÁTICA PARA CONDUÇÃO DE CARROS 08/08/2018 - 14h09 por Patrícia Loss

Só um terço é aprovado de primeira para dirigir

Dados do Detran mostram que o índice de reprovação na região de Cachoeira do Sul ficou em 63,52% em 2017

Prova prática para primeira habilitação: alto índice de reprovação Prova prática para primeira habilitação: alto índice de reprovação 

A cada três candidatos que faz pela primeira vez a prova prática de habilitação para dirigir automóvel nos sete municípios de abrangência do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Jacuí Centro praticamente dois são reprovados. 

Dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) mostram que em 2017 foram 3.432 homens e mulheres submetidos aos testes aplicados pelo Detran em Cachoeira do Sul. O índice de reprovação ficou em 63,52%.

Foram 2.180 reprovados 1.252 aprovados nas provas práticas. O indicador está dentro da média do Rio Grande do Sul, que no mesmo período teve 60,43% de reprovação e 39,57% de aprovação nos testes de direção de automóvel.

Publicidade




Quando o candidato roda na prova ele precisa fazer mais aulas práticas e pagas no centro de formação de condutores (CFC) - que em Cachoeira do Sul só tem um, o Guidare - além de desembolsar novamente as taxas das provas. Cachoeira do Sul é o maior município do Corede.

Os outros seis são de pequeno porte: Cerro Branco, Novo Cabrais, Paraíso do Sul, Vila Nova do Sul, Restinga Seca e São Sepé.

Como forma de preservar os CFCs, o Detran só informa os índices de aprovação e reprovação dos candidatos do Rio Grande do Sul por Corede, pois na maioria dos municípios gaúchos há apenas um centro de formação de condutores.

É que os CFCs acabam geralmente sendo culpados pelo desempenho fracassado dos candidatos reprovados.

A tese, no entanto, é rebatida pelo próprio comando do Detran: "Os candidatos só são submetidos aos testes quando eles se sentem aptos. Cada um pode fazer quantas aulas extras desejar, até que sinta-se pronto para os exames". 

Conteúdos relacionados:

- Mulheres rodam mais na prova prática de habilitação para dirigir



  • amigo

É preciso estar logado para deixar o seu comentário. Clique aqui para fazer seu login.

Comentários (0)

  • Nenhum comentário para o conteúdo.

JP no Facebook