Grupo Vieira da Cunha
Ensolarado

Tempo hoje

Min 17 / Max 29 +mais
Notícias > Cidade > DESVIANDO DO RIO JACUÍ 10/07/2018 - 16h04 por Patrícia Loss

Qual a melhor rota para chegar a Porto Alegre sem passar pela balsa?

São três caminhos alternativos para quem não quer depender da travessia do Rio Jacuí

Quem está em Cachoeira do Sul e quer ir a Porto Alegre sem depender a balsa para travessia do Rio Jacuí enquanto a Ponte do Fandango está interditada para reforma, pode usar três rotas alternativas.

Os trajetos, apesar de mais longos, deixam os viajantes livres da balsa, que além do pagamento de taxas de travessia que variam entre R$ 5,00 (motocicleta) eR$  100,00 (caminhões carregados) também ficam livres da espera de até três horas para atravessar o rio pela plataforma.

Pela ponte, a distância entre Cachoeira e Porto Alegre é de cerca de 200 quilômetros. Os caminhos alternativos somam, aproximadamente, 210, 265 e 240 quilômetros, e são via Rio Pardo, Vera Cruz e Tabaí.

Publicidade




O trajeto mais curto, por Rio Pardo, tem um trecho de 30 quilômetros de estrada de chão, o que alonga o tempo de viagem, especialmente em dias de chuvas, quando o trecho tem barro.

Já via Tabaí a demora ao concluir o percurso fica por conta do intenso tráfego de caminhões em parte da rodovia, além de ser uma estrada praticamente desconhecida dos cachoeirenses, que vão a Porto Alegre quase sempre pela BR 290. 

Tanto indo por Rio Pardo quanto por Vera Cruz, o motorista seguirá viagem de Pantano Grande até Porto Alegre pela BR
290.

PARA SABER MAIS

As rotas alternativas de Cachoeira do Sul para Porto Alegre

VIA RIO PARDO
DISTÂNCIA APROXIMADA - 210 QUILÔMETROS

Do ponto chamado de Quilômetro Zero, na Volta da Charqueada, o motorista deve seguir pela ERS 403 até Rio Pardo, onde ingressará na RSC 471. Ao chegar em Pantano Grande o condutor deve pegar a BR 290 e seguir até Porto Alegre. Cerca de 30 quilômetros da ERS 403 é estrada de chão, o que alonga o tempo para conclusão da viagem.

VIA VERA CRUZ
DISTÂNCIA APROXIMADA- 260 QUILÔMETROS

O condutor deve sair de Cachoeira do Sul pela RS 153 e seguir até Novo Cabrais, onde ingressará na RSC 287 rumo a Vera Cruz. O motorista então acessa a RSC 471 até Pantano Grande, passando por Rio Pardo. Ao chegar em Pantano Grande
ele deve pegar a BR 290 e seguir até Porto Alegre.

VIA TABAÍ
DISTÂNCIA APROXIMADA - 240 QUILÔMETROS

O motorista deve sair de Cachoeira do Sul pela RS 153 e seguir até Novo Cabrais, onde ingressará na RSC 287 rumo a Venâncio Aires. Em Venâncio o condutor deve entrar na BR 386, estrada chamada de Tabaí/Canoas, e seguir até Porto Alegre. O trecho entre Tabaí e Canoas é tem intenso tráfego de caminhões, o que torna mais lenta a viagem.

  • amigo

É preciso estar logado para deixar o seu comentário. Clique aqui para fazer seu login.

Comentários (3)

  • Luis Angelito Miguel
    Luis Angelito Miguel (Cachoeira do Sul) em 11/07/18 15:18
    Rota Porto Alegre

    Há uma outra rota para Porto Alegre, que seria pelas RS244 e RS401, que passa por Passo do Sobrado Vale Verde, General Câmara, São Jerônimo, Charqueada e chega na BR290, na altura da antiga praça de pedágio, já bem próximo de Guaíba. A RS244 tem acesso pela ERS287, entre Santa Cruz do Sul e o Pedágio de Venâncio Aires. A estrada está em boas condições de trafegabilidade, tem bastante curvas, com pouco movimento de veículos leves e pesados (ônibus/caminhões), tem apenas 1 posto de gasolina no encontro da RS244 com a RS401 e não tem bares/restaurantes, a menos que se entre nas cidades por onde passa. Não fui até Porto Alegre por este roteiro, mas acredito que a rota aumente em mais ou menos 40km a viagem de ida ou volta.

  • Patrícia Loss
    Patrícia Loss (Cachoeira do Sul) em 11/07/18 14:01
    Ao leitor Tobias

    Obrigada por apontar o erro. Já fizemos a correção.

    Atenciosamente,
    Patrícia Loss
    Repórter do Jornal do Povo

  • Tobias Silva
    Tobias Silva (Cachoeira do Sul) em 11/07/18 08:58
    Correção

    A distância via Tabaí é menor do que via Vera Cruz. Via Rio Pardo: 212km; via Vera Cruz: 266km; via Tabaí: 242km. Fonte: Google maps.

JP no Facebook