Grupo Vieira da Cunha
Trovoadas esparsas

Tempo hoje

Min 20 / Max 30 +mais
Notícias > Cidade > CAMPANHA PELO PROJETO NÚMERO 4 12/06/2018 - 15h53 por Patrícia Loss

500 operações por mês no centro cirúrgico do HCB

Hospital buscará dinheiro da Consulta Popular para ampliar e reformar o setor

Vanessa: coordenadora do centro cirúrgico Vanessa: coordenadora do centro cirúrgico 

Historicamente um dos campeões de votos na Consulta Popular, o Hospital de Caridade e Beneficência (HCB) está outra vez mobilizado para buscar recursos do programa estadual em que os cidadãos priorizam projetos a serem custeados pelo governo no ano seguinte.

Em 2018 o HCB trabalhará pelas reforma e ampliação de seu centro cirúrgico, o único da cidade e que foi inaugurado no início da década de 80. O bloco tem atualmente cinco salas cirúrgicas e 14 leitos de recuperação, onde são executadas em média 500 operações por mês.

A coordenadora do setor, a enfermeira Vanessa Moura, destaca que o centro cirúrgico evolui junto com o hospital e que, como o HCB ampliou suas complexidade e demandas, é necessário a ampliação do bloco, assim como a modernização
para adequar a ala às novas normativas sanitárias.

Publicidade




A ampliação prevê que o número de salas cirúrgicas passará de cinco para oito. "Também planejamos ampliar o tamanho das salas para acomodar todos os equipamentos disponíveis nas cirurgias, principalmente os de alta complexidade, como a neurocirurgia e oncologia", ressalta Vanessa.

A chefe do centro cirúrgico do HCB frisa que o recurso da Consulta Popular é um valor extra-orçamentário do hospital e imprescindível para viabilizar reformas e ampliações da área física.

"A grande demanda SUS, com sua remuneração deficitária, não gera condições financeiras para obras no HCB, que acaba priorizando o atendimento das necessidades operacionais do dia a dia", acrescenta.

A última reforma do centro cirúrgico ocorreu em 1997. Já em 2016 a sala de
recuperação passou por melhorias com dinheiro arrecadado na da Lojinha do HCB. 

  • amigo

É preciso estar logado para deixar o seu comentário. Clique aqui para fazer seu login.

Comentários (0)

  • Nenhum comentário para o conteúdo.

JP no Facebook