Grupo Vieira da Cunha

Ensolarado

Tempo hoje

Min 11 / Max 22 +mais
Edição Impressa
Notícias > Cidade > JUBILEU 15/05/2018 - 19h08 por CRISTIANO LIMA

Passou em branco os 50 anos das Águas Dançantes

Prefeitura luta para recolocar a fonte histórica em funcionamento até o final do mês

Fotos - Clique na imagem para abrir a galeria
8 imagens Trabalho árduo na recuperação: funcionário levou mais de semana  para quebrar o concreto e poder substituir as peças Trabalho árduo na recuperação: funcionário levou mais de semana para quebrar o concreto e poder substituir as peças

Passou em branco o aniversário de 50 anos da Fonte das Águas Dançantes, comemorado nesta terça-feira.

A fonte da Praça Bonifácio é reconhecidamente um dos mais representativos símbolos do município de Cachoeira do Sul, ainda assim, sem manutenção, acabou relegada ao esquecimento por sucessivos governos municipais.

Nos últimos anos foram, pelo menos, três tentativas de recolocá-la em funcionamento, mas em pouco tempo a estrutura sempre tornou a enguiçar.

Publicidade




Desta vez, a Prefeitura está novamente empenhada, há duas semanas, para recuperar o comando de registros hidráulicos que fica na parte inferior da fonte, que são acionados manualmente para fazer as águas da fonte dançarem. Foi concluída nesta terça-feira a substituição de 40 registros de metal por outros novos, de plástico.

“Acho que uns 10 técnicos passaram por aqui e não se animaram nem a tentar, dizendo que não tinha conserto. Passei uma semana, só quebrando concreto, pois os registros estavam encravados, não tínhamos sequer um esquema técnico para entender o funcionamento, mas com muita paciência conseguimos consertar, e deve durar pelo menos uns quatro anos esse conserto”, disse orgulhoso o cargo de confiança (CC) César Fagundes, que trabalhou durante mais de 30 anos em uma empresa de construções, onde aprendeu a lidar com encanamentos hidráulicos.

SISTEMA PNEUMÁTICO

“Amanhã (hoje) vamos encher a piscina e começar os testes com os esguichos. Na parte de cima, por onde saem os jatos de água, foram necessários apenas uma limpeza e pequenos reparos, mas até o próximo dia 25, que é o nosso prazo limite, vai estar tudo funcionando. Os visitantes da Fenarroz também poderão desfrutar do show das águas”, completa Fagundes.

No que terminar o conserto do monumento histórico, o funcionário se comprometeu de elaborar um projeto para substituição dos comandos manuais por registros pneumáticos.

“A ideia é a Prefeitura buscar recursos federais, para isso precisamos de um projeto. Além, de ficar tudo mais para futuros consertos, vai dar muito mais agilidade para quem comandar a dança das águas, pois não precisa ficar torcendo até fechar os registros. Bastará apertar botões para abrir e fechar os registros com os comandos pneumáticos”, pondera Fagundes.

Confira um panorama do mecanismo de esguichos que faz as águas da fonte dançarem Confira um panorama do mecanismo de esguichos que faz as águas da fonte dançarem

  • amigo

É preciso estar logado para deixar o seu comentário. Clique aqui para fazer seu login.

Comentários (1)

  • Aldomiro Siqueira
    Aldomiro Siqueira (Cachoeira do Sul) em 16/05/18 00:35
    fonte das aguas dancantes

    O conserto fica pronto ,talvez daqui uma semana .Mais porque não foi começado antes para estar tudo em dia hoje ,já que é uma data especial ? ..... É eu sei que vice sabe a resposta....pois é ,se trata de prefeitura ....povo Brasileiro que deixa tudo para a ultima hora né ,,,pois é,,,é isso ai.....

JP no Facebook