Grupo Vieira da Cunha

Trovoadas esparsas

Tempo hoje

Min 15 / Max 20 +mais
Edição Impressa
Notícias > Rural > Desenvolvimento Sustentável 16/04/2018 - 18h43 por ONEIDE TEIXEIRA

Segunda semana da Agroecoecologia da Uergs confirmada para 2019

Coordenação comemora a presença de público, instituições e lideranças estaduais ligadas ao tema na primeira edição

Fotos - Clique na imagem para abrir a galeria
13 imagens Parte da comissão organizadora, público e palestrantes da primeira semana de Agroecoecologia Parte da comissão organizadora, público e palestrantes da primeira semana de Agroecoecologia

Está confirmada para 2019 a segunda edição da Semana da Agroecologia da Uergs/Cachoeira, promovida pelo Grupo Gaia. A primeira edição se encerrou sexta-feira reunindo 13 palestrantes e cerca de 100 pessoas em cada um dos três dias na Casa de Cultura Paulo Salzano Vieira da Cunha.

A maioria eram acadêmicos de Agronomia da Uergs. As coordenadoras foram a professora da Uergs, Janaína Bernardo e a advogada Marina Tauil.

Várias instituições, profissionais e lideranças também participaram voluntariamente, entre eles o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) da UFRGS, a Unisc e Escolas Família Agrícola de Santa Cruz e Vale do Sol.

Publicidade




A grande procura pelo evento não foi surpresa para a comissão organizadora pois o tema "Agroecologia" tem ganhado força na região. Na Uergs/Santa Cruz do Sul, a abertura de vagas na "Especialização em Agroecologia e Agricultura Orgânica/2018" obteve 70 inscritos.

A Uergs/Santa Cruz também está trabalhando para a implantação do seu curso de bacharelado em Agroecologia e conta com o apoio de algumas entidades que compõe a Articulação em Agroecologia do Vale do Rio Pardo.

PARA ENTENDER MELHOR

O Grupo de Agroecologia Gaia da Uergs/Cachoeira é uma sociedade cultural e técnico-científica sem fins lucrativos que promove trabalho voltado a agricultura familiar, meio ambiente, desenvolvimento rural e tecnologias agrícolas sustentáveis e de baixo custo. Incentiva e contribui para a produção de pesquisa, ensino e extensão do conhecimento científico no campo da agroecologia.

Foi criado em março de 2014 por acadêmicos, docentes e técnicos-administrativos da Uergs/Cachoeira com o objetivo de fomentar ações na comunidade local e o fortalecimento do conhecimento científico agroecológico dentro da universidade.

“A agroecologia é um campo de conhecimento que articula e integra saberes populares e científicos, que luta pela construção de relações mais igualitárias e equitativas, pela inclusão social, pela autonomia e fortalecimento dos produtores rurais de Cachoeira do Sul e região”, explica uma das coordenadoras, Marina Tauil.

  • amigo

É preciso estar logado para deixar o seu comentário. Clique aqui para fazer seu login.

Comentários (0)

  • Nenhum comentário para o conteúdo.

JP no Facebook