Grupo Vieira da Cunha
Trovoadas esparsas

Tempo hoje

Min 20 / Max 30 +mais
Notícias > Polícia > Qualificação 13/04/2018 - 14h50 por ROBSON NEVES

Policial cachoeirense faz curso de operador de drone na Bahia

Soldado Robson Alves é o primeiro a ser capacitado na Brigada Militar

Robson Alves: capacitação na Bahia Robson Alves: capacitação na Bahia

O soldado Robson dos Santos Alves é o primeiro policial da Brigada Militar a fazer o curso de operador de aeronave remotamente pilotada, capacitação ministrada pela Polícia Militar da Bahia. O soldado Robson atua junto à Comunicação Social da BM, em Porto Alegre.

Considerado referência nacional na qualificação de operadores de drones, o curso de 120 horas capacitou, de forma teórica e prática, profissionais de segurança pública de vários estados. A capacitação foi em formato EAD semipresencial, divididas entre a fase inicial à distância e a fase presencial final, que habilita legalmente os novos operadores a utilizar o aparato tecnológico nas missões.

A qualificação técnica é obrigatória para operadores de aeronaves não tripuladas com peso de decolagem superior a 250 gramas e máximo de 25 quilos e que não seja utilizado além da linha visual ou acima de 400 pés (120 metros) acima do nível do solo.

Publicidade




Durante a semana na Bahia, o soldado Robson visitou a torre de controle de voos de Salvador, participou de aulas práticas sobre análise de risco operacional, captação de imagem aérea, manutenção e controle técnico de aeronave, além de um teste de prática de voo com drones, pré-requisito para conclusão do curso.

De acordo com o soldado Robson, para operar o drone os militares precisam ter um cadastro no Sistema de Aeronaves não Tripuladas (Sisant), manual de voo, avaliação de risco, certificado de avaliação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), além de um protocolo para acesso ao espaço aéreo brasileiro. Para os civis, ainda é necessário um seguro aeronáutico para prática de voos com o drone.
 

  • amigo

É preciso estar logado para deixar o seu comentário. Clique aqui para fazer seu login.

Comentários (0)

  • Nenhum comentário para o conteúdo.

JP no Facebook