Grupo Vieira da Cunha
Ensolarado

Tempo hoje

Min 20 / Max 35 +mais
Notícias > Cidade > CANÇÃO QUE INCOMODA 23/02/2018 - 18h58 por Patrícia Loss

Catedral toca Ave Maria da discórdia

Vizinhos reclamam da música reproduzida no som da igreja

Savana: uma das que reclama Savana: uma das que reclama 

Depois de quase três meses tocando diariamente às 12h e às 18h uma versão instrumental de cerca de dois minutos da oração e música católica "Ave Maria" por meio do novo sistema de som com sino eletrônico da Catedral Nossa Senhora da Conceição, vizinhos da igreja começaram a reclamar do som, o classificando com entristecedor.

A maquiadora Savana Ferreira, 30 anos, chegou de viagem na semana passada e surpreendeu-se com o que chama de "poluição sonora" nas proximidades de sua residência.

“Não gostei da ideia da música tocar todos os dias, poderia ser uma vez na semana ou uma vez no mês, ou quem sabe somente em datas especiais", sugere. 

Publicidade




Também moradora das imediações da Catedral, a massoterapeuta Ivane da Silva Machado, 49 anos, entende que "não deveria tocar alto a música da Catedral porque não é todo mundo que gosta ou frequenta a Igreja Católica.

"Isso fica parecendo essas igrejas evangélicas que gritam para todo mundo ouvir. Se eu não vou na missa é porque não gosto e não sou obrigada a ouvir Ave Maria. Para isso existem horários de missa pra quem gosta", comenta Ivane.

Nem todos reclamam

Não há consenso quanto ao sistema de som da Catedral, pois existe também quem defende a música reproduzida pelo sistema de som da Catedral. Uma delas é a recepcionista Adrine Zigulich, 22 anos.

“Eu acho linda a Ave Maria que toca duas vezes ao dia na igreja. Ouço muitas reclamações, mas vendo tantas pessoas desacreditadas, ouvir esse louvor é uma forma de obter força", opina.

 A técnica em enfermagem no posto de saúde que funciona junto à agencia do INSS, Simone Soares, 44 anos, pondera: "A música transmite paz. Aqui todos os funcionários elogiam. O pessoal reclama sem necessidade".

O pároco da Catedral, o padre Nildo Rech, 53 anos, diz que dentro dos próximos 20 dias será avaliada a situação junto aos conselheiros da igreja para então seja decidido se alguma eventual medida com relação à música será tomada.

Ouça a música da polêmica reproduzida pela Catedral Ouça a música da polêmica reproduzida pela Catedral

  • amigo

É preciso estar logado para deixar o seu comentário. Clique aqui para fazer seu login.

Comentários (14)

  • Moises Solano Dias de Moraes
    Moises Solano Dias de Moraes (Cachoeira do Sul) em 26/02/18 14:13
    E quando o cachoeirense não reclama de algo?

    O povo chato. Eu preferia que tocasse AC/DC, mas a música não me incomoda em nada. Esse bando de desocupados está sempre procurando algo para chamar atenção. É falta de alguma coisa ou carência mesmo.

  • Lecino  Ferreira
    Lecino Ferreira (Chácara) em 25/02/18 16:35
    CULTURA

    Cultura...
    tua falta
    deixa a vida
    mais dura!
    Às 18:00h - ao por do sol -, em meio a esse conjunto arquitetônico ouvindo essa música, com certeza, a natureza ao redor dá um suspiro.

  • Carlos Ernane Rott da Silva
    Carlos Ernane Rott da Silva (Cachoeira do Sul) em 25/02/18 14:02
    Continue

    Tomara que continue, muito linda e inspiradora e em horários que não incomodam ninguém, sem contar que é bem rápida.

  • Luis Angelito Miguel
    Luis Angelito Miguel (Cachoeira do Sul) em 24/02/18 21:51
    Ave Maria

    Se fosse Pablo Vittar ou outro lixo qualquer, ninguém reclamava, assim como nunca ouvi ninguém reclamar dos ensaios do carnaval até quase meia noite.

  • Ricardo Petit
    Ricardo Petit (Cachoeira do Sul) em 24/02/18 19:32
    Ave Maria

    Quem reclama, deve preferir a sub-cultura de sons de bate-estaca... e 2 min. Não fere os tímpanos de ninguém. Cresça Cachoeira com ajuda de Maria Mãe de Jesus(Padroeira da Cidade)

  • Delmar  Pereira
    Delmar Pereira (Cachoeirinha) em 24/02/18 18:33
    Jeferson,

    mas uma coisa deve convir, a edição de imagem do''Foto shop'' ficou ótima, uma gracinha né?

  • Juarez Nascimento
    Juarez Nascimento (Cachoeira do Sul) em 24/02/18 18:33
    Muito perto

    Moro 50 metros de distância e acho de extremo bom gosto. Não vou a missa mas curto a melodia. Por favor continue. É muito rápido pra incomodar alguém. E os horários são bons.
    Se precisar assino para que continue.

  • Carlos Roberto Escobar
    Carlos Roberto Escobar (Cachoeira do Sul) em 24/02/18 18:32
    Ave Maria

    Se fosse uma música de Ivete Sangalo ou outro lixo qualquer, talvez não estivessem reclamando. Esse é o nível cultural de nosso povo.

  • Marcos Antonio Silva
    Marcos Antonio Silva em 24/02/18 12:05
    Coisa brabaaaaaa

    Mais vão rachar uma lenha, ao invés de ficar reclamando de música...

  • Jeferson Sena
    Jeferson Sena (Cachoeira do Sul) em 24/02/18 12:09
    CARONA???!!!!

    Se formos falar de carona. é o que mais tem aqui nesse debilitado forum.... tem uns que nem a patroa aguenta os papos e vem aqui colocar sua "importante opinião"... qto a musica, sou católico, mas ninguem é dono da verdade nem obrigado a escutar, seja funk, gospel, etc etc, respeito, simples....

  • Roger Felipe Gonçalves dos Santos
    Roger Felipe Gonçalves dos Santos (Cachoeira do Sul) em 24/02/18 09:15
    Música na Catedral

    Moro perto, e achei uma ótima iniciativa da igreja de reproduzir, aliás uma bela música, e em horários excelentes, espero que continue. Não me incomoda nem um pouco.

  • Delmar  Pereira
    Delmar Pereira (Cachoeirinha) em 24/02/18 09:15
    Existem pessoas que fazem de tudo,

    para se tornarem visível na sociedade e assim divulgarem suas atividades profissionais, digamos de uma forma graciosa.
    Até aí tudo bem, o mundo sempre foi e é dos espertos, mas não deviam ''pegar'' uma música como bode expiatório para conseguir seus intentos (se bem que conseguiram, pois tiveram uma reportagem propaganda de graça no jornal), tem muito mais coisas para se preocuparem e ficam aí com demasiada pecuinhas .
    Nota: Bonita a foto da Savana (uma das 'reclamildas'), não acharam?!

  • Tobias Silva
    Tobias Silva (Cachoeira do Sul) em 23/02/18 21:29
    Especialidade

    Cachoeirense fazendo o que mais sabe: reclamar!

  • Luis Angelito Miguel
    Luis Angelito Miguel (Cachoeira do Sul) em 23/02/18 21:17
    Música na Catedral

    É possível ouvir a música no Bairro Fátima. A mim não incomoda.

mostrar todos (14)

JP no Facebook