Grupo Vieira da Cunha

Ensolarado

Tempo hoje

Min 5 / Max 16 +mais

NOTÍCIAS DA FENARROZ no Fórum do Leitor

Brasílio Nunes de Menezes
Brasílio Nunes de Menezes (Cachoeira do Sul)
comentou sobre "O QUATRILHO".
Fenarroz

Impressionante como como o tempo passa e alguns plantadores rurais continuam chorando o preço na comercialização do arroz. E são sempre os mesmo. As vezes questiono, será que estes pseudos produtores estão no caminho certo?? Sera que sabem mesmo produzir?? Nos dias de hoje, é comum nos depararmos com produtores bem sucedidos, porque o preço de comercialização esta ótimo, Temos variedades modernas que produzem mais e são resistentes a doenças e até climas adversos, O que estes produtores que se queixam querem mais?? Abram alas, deixem as terras pra quem sabem produzir.

Comente esta notícia Expandir
Paulo Sérgio Pereira
Paulo Sérgio Pereira (Porto Alegre)
comentou sobre "Fenarroz arma o palanque, mas governador não vem".
Na divisão do território, pode estar a razão de muitas perdas e difícil retomada

Emancipações - fonte WIKIPEDIA
Por ter um território vasto, Cachoeira do Sul teve consequentes desmembramentos. Em 1831, com a Lei de 25 de outubro, separou do município de Cachoeira, os de Alegrete (com Santana do Livramento), e Caçapava do Sul (com São Gabriel), elevando-os à condição de vilas. Em 1857, separou-se a Freguesia de Santa Maria que foi elevada à vila, por decreto de 16 de dezembro daquele ano. Em 1959 emancipam-se o 5º e o 6º Distritos de Cachoeira, formando os municípios Faxinal do Soturno e Agudo, este último parte da antiga Colônia de Santo Ângelo e o primeiro parte da antiga Colônia Silveira Martins, a Quarta Colônia de Imigração Italiana. No ano seguinte, é criado o município de Nova Palma, que também engloba parte do antigo território Cachoeirense. Os municípios Dona Francisca e São João do Polêsine emanciparam-se de Faxinal do Soturno em 1965 e 1992 respectivamente. Também surgiram do território cachoeirense os municípios de São Sepé, em 1876, (deste último, Formigueiro, em 1963) e Restinga Seca, em 1960. Em 1988 Paraíso do Sul e Cerro Branco conseguem emancipação e, em 1996, foi a vez de Rincão dos Cabrais possuir autonomia, sob o nome de Novo Cabrais.

Consequência natural ou simplesmente incompetência
Vejam que, com a redução geográfica do território, com as emancipações citadas, Cachoeira perdeu muito em área e população, e consequentemente na geração de riqueza, retorno de impostos e etc...
Este assunto coloca um pouco de luz no tema "perda de riquezas".

Comente esta notícia Expandir
Lecino  Ferreira
Lecino Ferreira (Chácara)
comentou sobre "Fenarroz arma o palanque, mas governador não vem".
"BOLO" de arroz

"Cachoeira pode não ter mais a maior produção de arroz, mas tem a maior inteligência hoje no debate arrozeiro por políticas públicas".

Que inteligência? Inteligente seria NÃO FALAR UMA FRASE DESTA e começando assim: ""Cachoeira pode não ter mais a maior produção de arroz..."

Se o governador deu "bolo" - de arroz -, na abertura da 18ª Fenarroz deem a resposta nas urnas nas próximas eleições dando "bolo" de votos aos PeTranhas.

Comente esta notícia Expandir
lucas achterberg
lucas achterberg (Cachoeira do Sul)
comentou sobre "Fenarroz arma o palanque, mas governador não vem".
fenarroz

Bem feito que o Governador não apareceu, fazer graça pro diabo rir, um Governador que não esta nem ai pro nosso Estado.

Comente esta notícia
Andréa Wollmann
Andréa Wollmann (Erechim)
comentou sobre "Fenarroz arma o palanque, mas governador não vem".
Fenarroz

politicagem, pura politicagem!

Comente esta notícia
Acesse o Fórum do Leitor

Colunistas

Helena

Helena

HELENA
Armando Fagundes

Armando Fagundes

EDUCAR PRA VALER