Grupo Vieira da Cunha

Ensolarado

Tempo hoje

Min 5 / Max 16 +mais

Dia Internacional da Mulher no Fórum do Leitor

Renate Elisabeth Schmidt
Renate Elisabeth Schmidt (Cachoeira do Sul)
comentou sobre "A mulher na literatura".
H E L E N A & P E N É L O P E

A pedra fundamental da literatura ocidental são os poemas de Homero. Em cada um deles há mulheres memoráveis mas duas mulheres especiais, como parte do complexo enredo. A Ilíada destaca a paixão fulminante do troiano Páris pela espartana Helena. Para complicar a trama, Helena é casada com o rei Menelau. A fuga e o adultério são punidos com a declaração de guerra não somente de Esparta mas de outras cidades-estado que unem-se em confederação para derrotar e dominar Tróia. Aliás, a defesa da honra era a embalagem, o imperialismo espartano, o recheio.
Na Odisseia, enquanto aguarda seu amado marido Ulisses (o idealizador do Cavalo de Tróia) chegar do conflito, Penélope é assediada por pretendentes. Escapa da insistência afirmando que, quando seu tricô estivesse pronto estaria ela também pronta para um novo matrimônio, com o detalhe de que à noite ela desmanchava uma parte.
Helena e Penélope são as primeiras mulheres de uma literatura que provou, ao longo dos séculos, ser definitivamente prodigiosa.
Ao ler o texto da Rosana tive a certeza. As personagens são filhas, netas, bisnetas e tataranetas de Helena e Penélope, que por sua vez possuem grandiosos nomes. Belos, femininos, fortes. Porém o modismo contemporâneo e a infeliz falta de leitura impede que os pais diversifiquem os nomes dos seus filhos. Tenho uma turma com três Brunas e outra com quatro Lucas.
Abraços e "Feliz Dia de Nós"!

Comente esta notícia Expandir
Henrique  Schuck Drey
Anônimo
comentou sobre "Ninguém pára estas mulheres maravilhosas".
Mulherada

Parabéns a todas as mulheres deste mundo, por este dia maravilhoso de reconhecimento e gratidão, nós homens, vamos comemorar os outros 364 que nos restaram.

Comente esta notícia Expandir
Acesse o Fórum do Leitor

Colunistas

Helena

Helena

HELENA
Armando Fagundes

Armando Fagundes

EDUCAR PRA VALER