Grupo Vieira da Cunha

Encoberto

Tempo hoje

Min 17 / Max 25 +mais

Caminhos de Cachoeira no Fórum do Leitor

José Maria Bicalho
José Maria Bicalho (Cachoeira do Sul)
comentou sobre "JP escolhe as melhores manchetes".
Melhores manchetes

Parabéns ao JP pelos 78 anos e pela forma como interage com o leitor, brindando-o com este belíssimo caderno "Caminhos de Cachoeira". Eu incluiria na lista das melhores manchetes a formatura da primeira turma de ADMINISTRADORES da UERGS, ocorrida em 9/09/2006. No momento em que Cachoeira recebe novos investimentos no ensino superior, não pode esquecer aqueles que acreditaram e investiram na UERGS que ainda espera por algumas promessas e sua consolidação. A UERGS já colocou no mercado de trabalho seus primeiros profissionais, que vem contribuindo em várias frentes de atuação no estado, e em breve formará sua segunda turma.

Comente esta notícia Expandir
Paulo Antonio Pedroso
Paulo Antonio Pedroso (Porto Alegre)
comentou sobre "As memórias de José Romeu Scarparo".
OUTROS CAMINHOS

Tembém parbenizo a iniciativa do Jornal do Povo, pois revendo estas fotos nos sentimos saudosos e orgulhosos de nossa Cachoeira.
Paulo A. Pedroso - P. Alegre-RS

Comente esta notícia Expandir
MAURO AYRES
MAURO AYRES (Eldorado do Sul)
comentou sobre "OUTROS CAMINHOS".
saudade

Parabéns pela bonita reportagem "Caminhos de Cachoeira". Dá muita saudade de ver as fotos e lembrar de tempos que se foram. Depois que se sai da cidade natal, nos tornamos cidadãos de lugar nenhum. Sorte minha que, de vez em quando, volto para matar a saudade, ver amigos e familiares.

Comente esta notícia Expandir
Arlindo Augusto Welter
Arlindo Augusto Welter (Curitiba)
comentou sobre "Memória de Edna Passos".
A Rua 7 de Setembro

Parabéns ao Jornal do Povo pelos seus 78 anos, sempre demonstrando muita competência e responsabilidade, lutando pelo progresso e desenvolvimento de Cachoeira do Sul.
Aqui de Curitiba, minha família e eu acompanhamos, com muita saudade, os principais acontecimentos de Cachoeira na velocidade da Internet, que nos são liberados gratuitamente por este prestigioso jornal.
Parabéns também pela iniciativa pioneira dos “Caminhos de Cachoeira” lembrando hoje da Rua 7 de Setembro.
Mas seria muito interessante e necessário, para que se conheça a verdadeira história de Cachoeira, que se pesquisasse mais a fundo a história de cada rua...
A Rua 7 de Setembro chamava-se primeiramente “Rua do Loreto” pois Francisco de Loreto foi seu primeiro morador.
Em 17 de fevereiro de 1780 este Francisco de Loreto veio de Laguna, em Santa Catarina, onde havia nascido em 1742, e comprou uma Sesmaria de terras entre o Botucaraí e o Jacuí, com 1 légua de largura por 3 léguas de extensão, exatamente onde hoje se situa a cidade de Cachoeira do Sul.
Este Francisco de Loreto deveria ser considerado o verdadeiro fundador de Cachoeira do Sul, e no entanto ninguém lembra deste fato histórico e não há sequer um monumento a ele dedicado. Mas ainda é tempo! Temos aí o Alto dos Loretos e muitas famílias descendentes deste primeiro fundador.
Seria muito interessante que o Jornal do Povo levantasse esta bandeira e resgatasse as verdadeiras raízes de sua cidade, Pesquisando nos Arquivos Públicos dos Cartórios e da Mitra Diocesana, para superar esta falha histórica e conseguir mais detalhes sobre sua verdadeira fundação.
E assim a Prefeitura Municipal, a Câmara dos Vereadores, as Escolas e a População em geral poderiam conhecer melhor quem foi seu verdadeiro fundador, como começou e quem foram os principais construtores da “Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Cachoeira”.
Será um Feito e uma conquista Histórica e daqui de Curitiba estaremos acompanhando com entusiasmo e dando todo apoio que for possível.
Um abraço a este querido Jornal do Povo, à sua Direção e Equipe de Funcionários, bem como ao Laborioso e honesto povo de Cachoeira que guarda até hoje as lições de seu fundador: Religiosidade, honestidade, amor à família, ao trabalho, e principalmente o sorriso, a alegria e a Hospitalidade Generosa que é a flor mais linda desta cidade Maravilhosa.

Arlindo Augusto Welter
R.G - 3314529-2

Comente esta notícia Expandir
neusa pitol
neusa pitol (Estrela)
comentou sobre "As memórias de José Romeu Scarparo".
emoção

ESTOU SIMPLESMENTE MARAVILHADO COM ESTA NOVA COLUNA.O CONTEÚDO HISTÓRICO,AS FOTOS,AS PESSOAS(AS QUAIS ALGUMAS CONHECI)ME DEIXAM EMOCIONADO E COM MUITA SAUDADE.SÓ ESPERO QUE OS GOVERNANTES E O POVO,NÃO DEIXEM ISSO SUMIR NO TEMPO.PARABÉNS.

LUIS TEIXEIRA E NEUSA.ESTRELA/RS

Comente esta notícia Expandir
Acesse o Fórum do Leitor

Colunistas

Helena

Helena

HELENA
Osni Schroeder

Osni Schroeder

Que viva a Renascença