Grupo Vieira da Cunha

Parcialmente nublado

Tempo hoje

Min 15 / Max 19 +mais

DIA DO COLONO E MOTORISTA no Fórum do Leitor

Telmo Correa da Silva
Telmo Correa da Silva (Presidente Prudente)
comentou sobre ""O colono"".
DIA DO COLONO

Como não lembrar desse dia/// Eu sou filho de agricultor. Lá por 1955 na localidade de Tres Vendas. Lembro que eram varias chácaras e cada uma das familias tinha atividades diferentes. Iamos para a feira na cidade, todo o fim de semana. Saíamos de casa no sábado e iamos dormir na POUSADA DO GERMANINHO. E cedo iamos para a feira na praça da 7 de setembro. A carroça era de 4 rodas de chapa e geralmente 4 cavalos. Todos eram fracos financeiramente, mas vivia-se bem. Hoje lembramos e até com saudade. Quero voltar a ver a terra onde nasci... acho que vou ver só mata de eucalipto... mas mesmo assim será um momento inesquecivel.
PARABENS AOS COLONOS DE HOJE.

Comente esta notícia Expandir
Daniel Falkenberg
Daniel Falkenberg (Florianópolis)
comentou sobre ""O colono"".
A comida na mesa do brasileiro

Muito oportunas estas matérias sobre a agricultura familiar, responsável pela produção de grande parte dos alimentos consumidos pelos brasileiros. Em relação aos itens 3 e 4 desta matéria, já houve grande melhoria na situação de muitos pequenos produtores rurais, que durante os 2 mandatos do Lula tiveram vários incentivos e políticas setoriais bastante favoráveis, o que era quase inexistente nos governos anteriores.

Adicionalmente aos números mencionados nas outras duas matérias, deve-se considerar também que grande parte das FRUTAS e HORTALIÇAS consumidas no Brasil é produzida pela agricultura familiar. Isto significa que a maior parte da alimentação dos brasileiros é produzida pela agricultura familiar, fato reconhecido e destacado apenas recentemente pelos governos federal (gestões Lula e Dilma) e alguns estaduais e municipais, que tradicionalmente sempre tiveram políticas públicas para os grandes produtores rurais, mas em geral ignoravam ou pouco valorizavam a agricultura familiar.

Comente esta notícia Expandir
Claudia Gonçalves
Claudia Gonçalves (Cachoeira do Sul)
comentou sobre "Agricultura familiar, os novo colonos".
Lavouras de Subsistência

O termo correto seria "lavouras para consumo interno", este termo subsistência, não se usa há muito tempo devido ao fato de que hoje a Agricultura Familiar, está presente e contribui para o PIB nacional, graças aos incentivos que os governos nos últimos anos tem repassado, um grande exemplo disto é a entrega de produtos advindo de Agricultores Familiares ao Merenda Escolar.
Parabéns a todos os Agricultores familiares, que com muito orgulho ficamos quando nos chamam de COLONOS!!

Comente esta notícia Expandir
Acesse o Fórum do Leitor

Colunistas

Paulo Sanmartin

Paulo Sanmartin

SI VIS PACEM, PARA BELLUM
Francisco Bastos

Francisco Bastos

Órfãos da terra