Grupo Vieira da Cunha

Ensolarado

Tempo hoje

Min 8 / Max 20 +mais
Blog dos Bichos

Blogs

Blog dos Bichos

Cristiane Vieira da Cunha
cristiane@jornaldopovo.com.br
21/05/2019 - 10h15

Adestramento e Socialização: Quais São as Diferenças?

Muita gente acredita que um cão que foi adestrado é justamente aquele que melhor convive na sociedade humana. Mas a pergunta que não cala: e cães de mendigo, que nunca passaram por um processo formal de adestramento por que conseguem viver muito bem na cidade e em muitas situações, em risco constante? A resposta está na diferença que existe entre educação canina ou adestramento e a socialização.

Educação Canina ou Adestramento é maneira que encontramos de estabelecer uma forma de comunicação direta com nossos cães, através do condicionamento de respostas para determinados estímulos, exemplo: quando estimulo verbalmente meu cão com a palavra SENTA, ele responde colocando o bumbum no chão e me olhando. Isso é uma resposta condicionada.

Já a socialização é o ato de inserção de um indivíduo em uma sociedade, onde este aprenderá a se comportar conforme determinadas regras gerais. A questão aqui é que o cão não tem a mesma moralidade humana tampouco discute questões éticas e por conta disso quem deve deixar claras as regras de conduta nesta sociedade somos nós, tutores de cães.

Publicidade




A Educação Canina e a Socialização são dois processos que no início da vida do cão estão separados, mas que se fundem a partir do momento que o animal passa a viver em sociedade, geralmente é o período logo depois do termino do esquema de vacinação. E estes dois processos são de responsabilidade do tutor:
1) criar uma forma de comunicação clara, objetiva e correta com seu cão;
2) Introduzir de maneira adequada, tranqüila e lógica o animal numa sociedade que ele efetivamente não conhece.

Lembre-se disso: a construção de uma relação saudável e harmoniosa com seu cão depende única e exclusivamente de você e é de sua responsabilidade promover a educação e a socialização mantendo o Bem-Estar do cão em equilíbrio, garantindo a ele a possibilidade desfrutar inúmeros momentos agradáveis ao seu lado!

  • amigo

É preciso estar logado para deixar o seu comentário. Clique aqui para fazer seu login.

Comentários (0)

  • Nenhum comentário para o conteúdo.

JP no Facebook