Grupo Vieira da Cunha

Parcialmente nublado

Tempo hoje

Min 16 / Max 28 +mais
Edição Impressa
Blog dos Bichos

Blogs

Blog dos Bichos

Cristiane Vieira da Cunha
cristiane@jornaldopovo.com.br
11/01/2018 - 09h47

Dietas vegana e vegetarianas são indicadas para cães e gatos?

 

É normal encontrar pessoas cada dia mais preocupadas com maneiras mais saudáveis de conduzir a vida de seus cães e gatos, principalmente quando o assunto é dieta.

A alimentação pronta, vinda de sacos de ração, sachês e latas, tem reconhecidamente inúmeros benefícios nutricionais, mas muitos donos têm recorrido a alternativas para evitar os industrializados. Há aqueles que defendem até mesmo as dietas veganas e vegetarianas para animais de estimação. Mas será que este tipo de restrição é saudável para os pets?

A pergunta tem diferentes respostas quando se fala em cães ou em gatos. Isso porque cães são onívoros naturais, o que significa que eles são capazes de obter nutrientes alimentando-se de carnes ou vegetais. Um exemplo é o Border Collie vegano, cuja dieta consistia de arroz, lentilhas e vegetais, que foi coroado o cão vivo mais velho em 2002 aos 27 anos de idade.

Publicidade




Já os gatos são considerados legítimos carnívoros. Isso quer dizer que eles dependem dos nutrientes encontrados na carne para sobreviverem. Os felinos são incapazes de obter os aminoácidos de que necessitam a partir somente de vegetais e suplementos, por isso é vital que tenham carne em sua dieta.

Por outro lado, entidades em prol do bem-estar animal, como o PETA, recomendam uma dieta vegetariana para gatos, alegando que oferecer carne aos pets é uma conduta incompatível com as crenças de um verdadeiro amante de animais.

Para os veterinários, não há segredo: o importante é escolher o melhor para o seu animal. O primeiro passo é ir atrás de uma opinião profissional antes de iniciar qualquer mudança na alimentação do seu cão ou do seu gato.

  • amigo

É preciso estar logado para deixar o seu comentário. Clique aqui para fazer seu login.

Comentários (0)

  • Nenhum comentário para o conteúdo.

JP no Facebook