Grupo Vieira da Cunha
Parcialmente nublado

Tempo hoje

Min 16 / Max 27 +mais
Edição Impressa
Notícias > Geral > MUDANÇA BRUSCA NO CLIMA 17/07/2017 - 14h32 por CRISTIANO LIMA

Frio deve ficar mais intenso e frente fria deve agir até quarta-feira, diz Inmet

Onda de baixas temperaturas é resultado de uma massa de ar com características polares que veio do Sul da Argentina

O frio que chegou ao Sul do país neste domingo ainda não atingiu o auge e deverá provocar temperaturas negativas ainda hoje, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A frente fria deve agir até quarta-feira, segundo o instituto, quando a temperatura deve voltar a subir. O ápice da queda de temperatura em Cachoeira do Sul deve ocorrer na madrugada desta terça-feira, marcando mínima entre 2 e 3 graus.

A temperatura mais baixa registrada na última madrugada foi 0,8 graus em São José dos Ausentes, no nordeste gaúcho. Entre a tarde desta segunda-feira e a madrugada de terça, o órgão prevê temperaturas negativas nos três estados sulinos, com possibilidade de até -5 graus em algumas cidades serranas.

O amanhecer foi congelante e a temperatura foi caindo ainda mais ao longo da manhã. Por volta das 5h, fazia 3,4°C, com sensação térmica de -3°C. Perto das 9h, a temperatura era de 0,8°C, a menor do estado. E a sensação térmica continuava negativa: -7°C. Ao todo, 15 cidades tiveram sensação térmica negativa, conforme o levantamento do Inmet.

As projeções já afirmavam que a segunda-feira deveria ter registro de neve no Estado, principalmente na região da Serra e nos Aparados e, embora tímido, o fenômeno pode ser observado ainda durante a manhã, em Gramado, em São Francisco de Paula e em São Marcos.

Já em Palmeira das Missões, Caseiros, Canela, Soledade e Passo Fundo houve o registro de chuva congelada. Há relatos de pequenos grãos de gelo também em Canela e pontos de Caxias do Sul.

MASSA DE AR POLAR

O meteorologista Rogério Rezende, do 8º Distrito de Meteorologia do Inmet, explicou que a onda de frio é resultado de uma massa de ar com características polares que veio do Sul da Argentina.

Desde que ingressou na Região Sul do país, a frente fria ainda não provocou a queda de neve, apenas neve granular. No entanto, o Inmet não descarta que o fenômeno seja registrado no fim do dia e durante a noite nos municípios de maior altitude.

Rezende afirmou que a variação térmica é uma característica normal do inverno na região.

“A gente saiu de 30 graus, praticamente, para quase 0 graus, de sábado para domingo. A tendência, agora, é voltarmos a um patamar normal, com a mínima entre 4 e 5 graus, o que é bem mais elevado do que a gente está esperando para amanhã, por exemplo, que é -4 e -5 graus”, explicou o meteorologista.

  • amigo

É preciso estar logado para deixar o seu comentário. Clique aqui para fazer seu login.

Comentários (0)

  • Nenhum comentário para o conteúdo.

JP no Facebook