Grupo Vieira da Cunha
Parcialmente nublado

Tempo hoje

Min 9 / Max 21 +mais
Edição Impressa
Notícias > Geral > Rural 19/05/2017 - 18h57 por Vinícius Severo

Deputados farão audiência pública em Cachoeira pelos pequenos agricultores

STR fez contato com AL para iniciar uma discussão por legislação mais branda aos agricultores familiares

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul promove uma audiência pública em Cachoeira do Sul no próximo dia 29 de maio para discutir a fiscalização que vem sendo feita sobre pequenos produtores. A cidade tem hoje 26 agroindústrias em processo de regularização, além de cerca de uma dezena funcionando normalmente.

O trabalho que foi desencadeado no município por uma força-tarefa do Ministério Público culminou com a interdição de duas agroindústrias e pode a qualquer momento provocar o fechamento da Feira Livre Municipal, alerta o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Diego Kieffer. 

Temendo mais prejuízos aos pequenos produtores, o STR fez contato com a Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa. O intuito é promover uma discussão sobre uma legislação diferenciada aos pequenos agricultores. “O pequeno produtor é enquadrado nas mesmas exigências de uma Languiru”, exemplificou Kieffer. 

AGROINDÚSTRIAS

Mesmo antes do trabalho de fiscalização da força-tarefa, algumas agroindústrias cachoeirenses acabaram fechando por não conseguirem se adequar às exigências da fiscalização.

Um dos casos foi de uma agroindústria do leite que produzia iogurte e queijo e era considerada modelo na cidade. “Hoje, aquele produtor só faz venda direta do leite. Cachoeira tinha cinco agroindústrias de leite e, hoje, apenas uma”, revela Kieffer.

  • amigo

É preciso estar logado para deixar o seu comentário. Clique aqui para fazer seu login.

Comentários (0)

  • Nenhum comentário para o conteúdo.

JP no Facebook