Grupo Vieira da Cunha
Chuvoso

Tempo hoje

Min 14 / Max 17 +mais
Edição Impressa
Notícias > Política > DENUNCIE LIGANDO PARA 3724-6039 19/05/2017 - 12h21 por Patrícia Loss

Começou o mutirão para encontrar crianças fora da sala da aula

Lançada nesta sexta-feira, campanha Busca Ativa tem como meta localizar 227 garotos de 4 e 5 anos de idade

Prefeito Ghignatti em seu discurso na solenidade de abertura oficial da campanha Prefeito Ghignatti em seu discurso na solenidade de abertura oficial da campanha

Lançada oficialmente nesta sexta-feira, a campanha Busca Ativa está procurando as 227 crianças de 4 e 5 anos de idade que estão fora da sala de aula.

Organizada pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) em parceria com Ministério Público e Colégio Totem, a estratégia é em atenção ao cumprimento da meta número 1 do Plano Municipal de Educação, documento em que a Prefeitura comprometeu-se que a partir de 2016 universalizaria o atendimento de das crianças na idade de pré-escola.

A meta foi descumprida e segue desatendida não por falta de vagas nas escolas municipais de educação infantil (emeis), mas pela irresponsabilidade dos pais que mesmo sendo legalmente obrigados a fazer com que seus filhos a partir de 4 anos frequentem a escola violam a lei.

Conforme dados apresentados pela presidenta do Conselho Municipal de Educação e diretora pedagógica da Smed, Carla Zinn, no final do ano passado 89,9% das crianças em idade de frequentar a pré-escola estavam matriculados, índice que em 2017 caiu para 89%. 

Atualmente, segundo informações do Cartório de Registro Civil repassadas para a Smed são 2.105 crianças de 4 e 5 anos em Cachoeira do Sul. O levantamento da Prefeitura aponta que 1.878 delas estão em escolinhas e 227 fora da sala de aula.

Como não sabe-se quem são as famílias que estão permitindo que seus filhos fiquem sem frequentar turmas de educação infantil, a Smed está mobilizando lideranças de igrejas, bairros e distritos, postos de saúde e escolas para ajudarem na busca. A comunidade também pode auxiliar fazendo denúncias anônimas pelo telefone 3724-6039.

Na solenidade de lançamento da campanha, ocorrida no auditório da Casa de Cultura Paulo Salzano Vieira da Cunha, a secretária da Smed, Ana Margarete Vivian, destacou que as crianças fora da sala terão de ser encontradas e que a busca por elas é uma das prioridades da pasta.

“Em parceria com a comunidade o mutirão dará resultado”, disse, esperançosa, a secretária. Uma equipe da Smed participará de eventos para divulgar e distribuir material informativa da campanha.

Toda a parte gráfica e a impressão dos folders foi cortesia do Colégio Totem. A estreia será domingo, na festa comunitária A Praça é Nossa, na Praça Honorato de Souza Santos.

RECORDAÇÕES DE GG
Hoje com 70 anos, o prefeito Sergio Ghignatti recordou-se de seu tempo de infância na cerimônia de lançamento da campanha Busca Ativa, que tinha, no palco, em torno de 10 crianças da Emei Apcrim.

“Lembrei do tempo em que tinha uns 4 anos e meio e frequentava a pré-escola no João Neves da Fontoura. Eu era um dos mais baixinhos da turma e o nosso uniforme era um jaleco branco sobre a roupa”, ressaltou.

Ele ficou contente ao ser informado que o João Neves é o único colégio estadual de Cachoeira do Sul que mantém turmas de educação infantil, pois oferece curso Normal e os futuros professores estagiam com as crianças na própria escola. A obrigação de atender a demanda da educação infantil é da Prefeitura.

PARA SABER MAIS

Onde estão as crianças de 4 e 5 anos de Cachoeira do Sul

Em escolas de educação infantil – 1.878 (89%)
Fora da sala de aula – 227 (11%)
TOTAL – 2.105

Onde as matriculadas na pré-escola estão estudando

Escolas da Prefeitura – 1.432 (76,25%)
Escolas particulares – 365 (19,44%)
Escola João Neves – 81 (4,31%)
TOTAL – 1.878

FONTE: Smed

ATENÇÃO
Os pais das crianças localizadas que insistirem em não mantê-las fora da sala de aula serão denunciados pela Smed ao Ministério Público, devendo eles serem responsabilizados judicialmente pelo ato. 

  • amigo

É preciso estar logado para deixar o seu comentário. Clique aqui para fazer seu login.

Comentários (0)

  • Nenhum comentário para o conteúdo.

JP no Facebook