Grupo Vieira da Cunha
Chuvoso

Tempo hoje

Min 14 / Max 17 +mais
Edição Impressa
Notícias > Geral > QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL 18/05/2017 - 10h48 por Patrícia Loss

Dificuldade para ler? Pode ser Síndrome de Irlem

Professoras da Afad estão em treinamento em Minas Gerais para diagnosticar o problema

Fernanda, Carmen e Marilete: professoras estão em curso em Minas Gerais Fernanda, Carmen e Marilete: professoras estão em curso em Minas Gerais

Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), três professoras da Associação dos Familiares e Ami gos do Down (Afad) deCachoeira do Sul estão participando do 28º Curso de Distúrbios de Aprendizagem Relacionados à Visão, capacitação promovida pela Fundação HOlhos e que ocorre em Belo Horizonte (MG). As representantes da cidade no evento são Fernanda Rosa, Marilete Siuch e Carmen Lima Ritter (também diretora técnica da Afad).

Com duração de três dias, a qualificação que iniciou nesta quinta-feira e encerra-se sábado, possibilitará o mapeamento da incidência da Síndrome de Irlem nos alunos da rede municipal de ensino de Cachoeira do Sul.

Dados estatísticos apontam que a síndrome caracterizada por visão embaralhada ou turva durante a leitura afeta entre 46% e 50% dos que têmdificuldade para ler, independentemente de possuírem ou não alguma deficiência.

A diretora Carmen ressalta que “a partir do diagnostico, será colocado à disposição da rede municipal de ensino a metodologia diferenciada necessária para que os alunos afetados pela Síndrome de Irlem avancem no processo de alfabetização, leitura e inclusão”.

Ao final do curso as professoras da Afad estarão habilitadas a aplicar testes para o diagnóstico de Síndrome de Irlem, profissional conhecido por screeners.

O treinamento também as qualificará para recomendarem metodologias diferenciadas por meio de uma abordagem multidisciplinar, necessária à evolução do processo de aprendizagem do aluno diagnosticado como portador de Síndrome de Irlem.

ATENÇÃO
O apoio da Secretaria Municipal de Educação ao treinamento da equipe de educadoras da Afad se deu em razão do interesse pelo assunto após palestra sobre Síndrome de Irlem promovida pela associação dos downs em novembro do ano passado.

PARA ENTENDER MELHOR

Mais informações sobre Síndrome de Irlem

O QUE É
Síndrome de Irlem é um distúrbio visuo-perceptual que afeta atividades de leitura e escrita e interfere também em outras atividades da vida. 

SINTOMAS
Entre os principais sintomas físicos de Síndrome de Irlem destacam-se lacrimejamento, prurido e ardência ocular, tendência à esfregar os olhos e/ou tampar, fazer sombra enquanto lê, apertar e/ou piscar os olhos excessivamente, balançar ou tombar a cabeça.

DIFICULDADES
Quem sofre com Síndrome de Irlem geralmente apresenta pelo menos um dos seguintes problemas: leitura ineficiente, ritmo lento de leitura, pouca compreensão textual, escrita espelhada, inversão ou troca de letras na fala e ao escrever palavras, dificuldades em  seguir instruções verbais, déficit atencional, fadiga ou estresse causado pelo esforço de atenção, baixa percepção de profundidade, ansiedade, desatenção ou inquietude, dificuldade nos relacionamento, dor de cabeça, dor no estômago, sensação de cansaço após 10 a 15 minutos de leitura , que é feita preferencialmente na penumbra.

  • amigo

É preciso estar logado para deixar o seu comentário. Clique aqui para fazer seu login.

Comentários (0)

  • Nenhum comentário para o conteúdo.

JP no Facebook