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Notícias > Geral > FUNÇÃO VAGA 20/04/2017 - 21h03 por CRISTIANO LIMA

Agência do INSS está sem gerente há mais de uma semana

Advogada diz que está com dificuldades para obter certidões nos processos administrativos

Agência do INSS de Cachoeira: na expectativa da vinda de um novo gerente Agência do INSS de Cachoeira: na expectativa da vinda de um novo gerente

A agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está sem gerente desde a semana passada. A servidora Adriane Marie Cassino Zacharias, que exercia a gerência há cerca de três anos, pediu afastamento da função, mas segue trabalhando na agência. O motivo não foi revelado.

Profissionais da área jurídica estão descontentes com a situação, que acaba retardando o fornecimento das documentações e informações solicitadas ao INSS. "Além das mudanças na legislação que estão sendo articuladas para dificultar que as pessoas se aposentem, temos a impressão que o governo está fazendo de tudo para dificultar o nosso trabalho", observa a advogada Rosana Azevedo, especialista em direito previdenciário, que lida no dia a dia com a agência do INSS.


A reportagem do Jornal do Povo falou com servidores da agência do INSS, porém eles não quiseram dar entrevista, alegando que há uma determinação interna para que qualquer informação seja prestada apenas pela assessoria de comunicação do órgão.

Eles se limitaram a dizer que a gerência executiva do INSS em Santa Maria está tomando providências para selecionar um novo gerente, nos próximos dias.
A agência de Cachoeira do Sul também é responsável por atender os municípios vizinhos de Novo Cabrais, Cerro Branco, Paraíso do Sul e Agudo.

ACESSO NEGADO

Geralmente as pessoas que procuram o INSS estão em um momento frágil da vida, seja idade avançada, doença, acidentados, de luto, entre outros. A advogada Rosana Azevedo, diz que já está com uma petição pronta para ingressar com mandado de segurança contra o INSS, diante das dificuldades que vem enfrentando para ter acesso à documentação dos processos administrativos, o que se agrava pela falta de um gerente a quem possa se dirigir.

"Para entrar na Justiça é necessário antes pegar as certidões negatórias. E estamos com uma imensa dificuldade. Tudo que há duas semanas era concedido, agora é negado. Mandam a gente buscar os documentos no site, porém o site não funciona. Queremos que forneçam os documentos de forma ágil, ou, então, no mínimo que façam o site funcionar", critica.

Ela comenta que se sente envergonha diante dos clientes em ter de dizer que a agência do INSS está travando o andamento dos processos. "Nada contra os funcionários, que, aliás, são maravilhosos, mas, sim, contra a instituição. Já não bastasse termos perdido a procuradoria, que nos obriga a enviar os processos por malote ou e-mail para Santa Maria ou Santa Cruz, esses dias desabou uma marquise, a agência está sem gerente e ainda o site não funciona. É lamentável", desabafa a advogada.

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