Grupo Vieira da Cunha
Nublado

Tempo hoje

Min 24 / Max 32 +mais
Edição Impressa

Rural no Fórum do Leitor

João Orlando dos Santos (Cachoeira do Sul)
comentou sobre "Custo de produção do arroz de Cachoeira é o maior do estado".
CONHECIMENTO

" URUGUAIANA CAMPEÃ EM PRODUTIVIDADE
As lavouras de arroz de Uruguaiana são as mais produtivas do país, com o menor custo de produção e as melhores características para cultivo. Na ponta inversa, Cachoeira do Sul e Santo Antônio da Patrulha apresentam os maiores custos e menores produtividades. O resultado consta em levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)"

Uruguaiana tem a mais alta produtividade e o menor custo, Cachoeira do Sul tem a menor produtividade e o mais alto custo.
Simples de entender e fácil de explicar, claro que para isto necessita ter conhecimento das regiões e o que com certeza não possui o sr. Vínicius Severo autor desta matéria.

Uruguaiana tem o menor custo porque produz mais, e isto só se consegue na Uruguaiana porque os produtores rurais tem mais condições de investir na terra do que os produtores cachoeirenses.

Em uruguaiana 80% dos produtores plantam em terra própria, em Cachoeira 80% dos produtores são arrendatários e em função de pagar arrendamentos exorbitantes não conseguem corrigir o solo com a mesma efetividade que os produtores de Uruguaiana conseguem, pois lá os produtores investem na sua própria terra e aqui o sanguessuga do arrendador não investe na sua terra, pois acredita que simplesmente deve apenas explorar o produtor.
Aí está a diferença na produtividade e na lucratividade, lá se investe na terra e aqui apenas sugam a terra e o arrendatário.

Outra bobagem desta matéria escrita pelo sr. Vínicius Severo que certamente desconhece a realidade da orizicultura está no fato de clamar por Cooperativas, Cachoeira do Sul não possui nenhuma cooperativa orizícola e nem tritícola e a Caul de Uruguaiana também é inoperante, assim como a Camil de itaqui e a SãoBorjense, salva-se a Caal do Alegrete.

`Para não escrever bobagens o Sr. Vínicius Severo deveria conhecer Uruguaiana, Itaqui e São Borja para ter uma noção da realidade orizícola do RS

Aqui na nossa Cachoeira do Sul, " Capital Nacional do Arroz", menos de 30% dos nossos 4 milhões de sacas produzidas são industrializadas em nossa cidade, e lá na São Borja do Celso Rigo e do Prato Fino 8 milhões de sacas de arroz são industrializadas.

E para complementar a casca do arroz do Prato Fino do Celso Rigo, alimenta a termelétrica de São Borja que com a queima da casca produz a energia elétrica para toda a região de São Borja.

E o Vinícius Severo poderia aproveitar e pesquisar e descobrir porque a nossa Cachoeira do Sul no auge das nossas Cooperativas recusou a termelétrica movida a casca de arroz em detrimento da utopia da Terme de Carvão da Celetro, do Benemídio e do Douglas Castens.

Comente esta notícia Expandir
Luciano Iserhardt Scherer
Luciano Iserhardt Scherer (Cachoeira do Sul)
comentou sobre "Cogumelos raros foram descobertos na Paralelo 30".
. . .

E o JORNALECO continua dando espaço para a baixaria...

Comente esta notícia
Lecino  Ferreira
Lecino Ferreira (Chácara)
comentou sobre "Cogumelos raros foram descobertos na Paralelo 30".
Eita Natureza!

Arroz de primeira qualidade, oliveiras de ótimas qualidades, noz peçam ímpar no Brasil e agora essa espécie de trufa rara. Mas, Cachoeira do Sul patina economicamente no século XIX.
Tem pesquisador que estuda essa trufa HÁ 10 anos e ainda não sabe se é comestível?
Huáhuáhuá...huáhuáhuá...huáhuáhuá...
Em Cachoeira não teria um mandigador para tirar essa urucubaca da aldeia? Ou só tem um babacorixá que só faz e deseja o mal para os outros?

Comente esta notícia Expandir
José Luiz de Oliveira Pedroso (Cachoeira do Sul)
comentou sobre "Emater cria grupo de sojicultores na localidade de Palma".
Grupo de sojicultores

Parabéns a todos, isto deveria ser criado em todas as comunidades e distritos de Cachoeira e todo o Estado. E cada vez será mais necessário. Outra idéia seria criar uns grupos para todos os setores da produção Rural, englobando Hortifrutigranjeiros, Agroindustrias, Agricultura Familiar e Empresarial, Pecuária especialmente Ovinocultura e Bovinocultura. Parabéns mais uma vez e que continuem assim.

Comente esta notícia Expandir
Edson Bonine
Edson Bonine
comentou sobre "Heritage vende tudo e fatura R$ 773 mil".
...

Quando não se tem o que falar, melhor ficar de boca fechada.
Tem muito tempo de sobra para pensar besteira, e ficar escrevendo bobagem por aqui.

Comente esta notícia Expandir
Acesse o Fórum do Leitor

Colunistas

Sérgio Almeida

Sérgio Almeida

Salve seu casamento!
Cleiton Santos

Cleiton Santos

Ausências notadas

VC Repórter - imagem do leitor

Cores de Cachoeira do Sul

A foto ao lado foi enviada ao VC Repórter por Emerson Cristiano Ferreira Grohe

Envie uma foto para o VC Repórter
Matéria do Leitor
por Marco Antônio de Paula Dias Junior
A Realidade do Jovem Negro
envie uma matéria para o VC Repórter